A Unidade de Pronto Atendimento do bairro do Jaraguá, em Maceió, completou três anos de funcionamento e contabiliza 459.814 atendimentos. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade de assistência pré-hospitalar foi inaugurada no dia 8 de novembro de 2021.
Do total de atendimentos, 11.007 ocorreram em 2021, nos meses de novembro de dezembro; já no ano de 2022 foram 170.722 atendimentos. No ano seguinte, a unidade registrou 145.365 atendimentos, e 132.720 de janeiro até agora.
O pequeno Ruan Gabriel, de 2 anos de idade, é um dos beneficiados pela UPA Jaraguá, em Maceió. Acompanhado da mãe, a dona de casa Amélia Nascimento, ele foi atendido na unidade após apresentar quadro febril. "Sempre que preciso de atendimento médico para o meu filho busco a UPA Jaraguá. Gosto muito do atendimento daqui, sempre muito eficiente”, frisou.
Além de atendimento médico, a UPA Jaraguá presta, também, assistência odontológica de urgência. O atendimento ocorre todos os dias da semana, das 7h às 19h. Genivaldo da Silva é um dos alagoanos que já recebeu assistência odontológica de urgência na unidade. "Estava sentindo dores já há alguns dias e fui muito bem atendido por toda a equipe”, relatou, constatando a eficiência no atendimento prestado à população.
Perfil Assistencial
A UPA Jaraguá atende principalmente a população do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. A unidade funciona 24 horas por dia e atende a casos de urgência, como pessoas acometidas por hipertensão, febre alta, fratura, corte, derrame e infarto.
“A UPA do Jaraguá se estabeleceu nestes três anos como uma peça fundamental da Rede de Assistência à Saúde dos maceioenses e conta com profissionais preparados tecnicamente, que seguem sua missão pautados pelos princípios de humanização e acolhimento, que regem o SUS [Sistema Único de Saúde]. Aos profissionais que atuam na unidade, o nosso agradecimento pelo empenho e dedicação em servir ao povo alagoano e aos turistas que nos visitam”, declarou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
A UPA de Jaraguá, por se localizar próximo à orla de Maceió, atende muitos turistas que necessitam de assistência pré-hospitalar. A unidade funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, e atende por classificação de risco, os casos mais graves têm prioridade, seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). Além de consultas, a UPA assegura exames laboratoriais e raios X para auxiliar no fechamento do diagnóstico do paciente.