Graças a uma parceria com o projeto MOVa+ (Movimento Avança Mais), idealizado pelo deputado federal e ex-secretário de educação Rafael Brito, os vestibulandos das escolas estaduais que compõem a 7ª Gerência Especial de Educação (GEE) participaram de um aulão preparatório para o segundo dia do Enem 2024. Realizado na manhã desta sexta-feira (8), o evento reuniu mais de 800 alunos no ginásio poliesportivo da Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros, em União dos Palmares, local escolhido para sediar a iniciativa.
Além dos estudantes da escola sede, estiveram presentes alunos de escolas estaduais das cidades vizinhas, como São José da Laje, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú e Ibateguara. Entre as unidades participantes estavam a Escola Estadual Carlos Lyra, Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, Benedita Maria Rufino das Chagas Coelho, Professor Loureiro, Juvenal Lopes Ferreira de Omena, Manoel de Matos, Monsenhor Luís Carlos de Oliveira Barbosa, Monsenhor Clovis Duarte e Rocha Cavalcanti.
Na ocasião, professores do programa “Foca o Enem” revisaram os principais conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática e ensinaram estratégias para resolver questões. A ideia foi ajudar os estudantes a acertarem perguntas fáceis e médias, melhorando o desempenho na TRI, o sistema de correção do Enem que avalia a coerência das respostas.
Maria Antônia, aluna da Escola Estadual Carlos Lyra, de São José da Laje, contou que o aulão a ajudou a se sentir mais calma e confiante. “Quero fazer Engenharia da Computação na UFAL, e esse aulão foi essencial para relembrar fórmulas e manter a calma. O segundo dia de prova é o mais importante para mim, e com a aproximação da data, a ansiedade aumenta. Agora, me sinto mais segura”, disse a estudante.
A gerente de Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, reforçou a importância de os alunos descansarem nesta fase. “Agora é hora de descansar, hidratar-se e alimentar-se bem, pois a prova exige não só conhecimento, mas também disposição física e mental para ser bem feita”, oriento