As correções foram feitas por professores da plataforma SAS Educação, em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE).
O segundo dia de exame foi composto por 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (que envolvem as disciplinas de química, física e biologia).
Acesse os gabaritos de cada prova do 2º dia
Clique na cor da prova realizada e confira os resultados:
A prova de ciências da natureza foi considerada fácil, segundo professores consultados pela CNN. Entre as questões, se destacaram as que abordavam o meio ambiente e as mudanças climáticas, além do uso de tirinhas — citando uma obra da Laerte — em um exame que não exigiu muito cálculo.
Segundo João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação, a prova foi muito equilibrada entre química, física e biologia e exigiu mais interpretação de gráficos, esquemas, formulas químicas e circuitos elétricos do que cálculo em si.
Na prova de biologia, por exemplo, o exame surpreendeu os estudantes com uma questão que envolvia as pererecas-assobiadoras, o que corroborou com a análise dos especialistas de que a prova trouxe temas do cotidiano.
E um grande destaque da prova de matemática do Enem foram as questões com contexto de matemática financeira.
“Um quarto da prova, ou um pouco menos disso, abordou esse tema e conciliou com outro assunto, como porcentagem e juros, trazendo questões que vão além da matemática financeira”, comentou João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação.
Ele ressaltou que geometria plana e espacial também tiveram papel importante na prova. “Com destaque para a questão tanto de planificação quanto rotação de figuras planas”, disse.
Assim como era esperado, também caíram questões de análise de gráficos e probabilidade combinatória.
No último domingo (3), o tema da redação do Enem tratou da herança africana no Brasil, o que repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
As provas de linguagens e ciências humanas foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menções a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além dos desafios climáticos que o Brasil enfrenta.
Confira também os gabaritos extraoficiais do primeiro dia do Enem, divulgados pela CNN.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai divulgar os gabaritos e provas do Enem 2024 nesta semana. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (10).
A previsão anterior é de que seria divulgado apenas no dia 20 de novembro.
Já o resultado final com as notas individuais de cada participante estarão disponíveis no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais