28/10/2024 21:26:24

Saúde
28/10/2024 08:00:00

Ansiedade: 6 exercícios para extrair algo positivo da 'emoção incompreendida', segundo neurocientista


Ansiedade: 6 exercícios para extrair algo positivo da 'emoção incompreendida', segundo neurocientista

BBC Mundo

É desafiador enxergar a ansiedade como algo benéfico. O que há de positivo em sentir-se nervoso, preocupado ou com um aperto no peito? No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas enfrentam distúrbios de ansiedade, uma condição que prejudica relacionamentos, desempenho no trabalho e o bem-estar físico e emocional.

Entretanto, para Wendy Suzuki, neurocientista e professora do Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, a ansiedade pode trazer benefícios.

Em vez de lutar contra essa emoção, Suzuki afirma que, ao longo de sua vida, utilizou a ansiedade para se tornar mais produtiva, otimista e, em última análise, mais resiliente.

A autora do livro "Ansiedade do bem: Explorando o Poder da Mais Incompreendida das Emoções" (editora Alta Life, 2023) é especialista em plasticidade cerebral e nos efeitos transformadores do exercício físico na saúde mental e no desenvolvimento cognitivo.

"A boa ansiedade, do ponto de vista evolutivo, foi projetada para nos proteger dos perigos do mundo", disse Suzuki à BBC News Mundo.

O problema, segundo a neurocientista, é que atualmente vivemos níveis "excessivos" de ansiedade coletiva, o que diminui seu valor. "Para recuperar as funções protetoras da ansiedade, precisamos aprender a reduzir sua intensidade, explorar o que esses sentimentos desconfortáveis nos dizem sobre nós mesmos e, ao fazer isso, entender melhor nossas emoções e vidas."

Em um artigo no portal Make it, da CNBC, Suzuki afirma que "a forma mais eficaz de combater a ansiedade é trabalhar continuamente para desenvolver resiliência e força mental". Para isso, ela recomenda a prática diária de seis exercícios, que ela explica a seguir:

  1. Transforme a ansiedade em progresso
    A plasticidade cerebral nos permite ser resilientes em tempos difíceis, aprendendo a nos acalmar, reavaliar situações e tomar decisões mais inteligentes. A ansiedade não precisa ser negativa. Considere que a raiva pode bloquear sua atenção ou, ao contrário, motivá-lo. O medo pode trazer memórias de fracassos, mas também pode fazer você ser mais cuidadoso. A tristeza pode desmotivar, mas também pode ajudá-lo a redefinir suas prioridades. Essas reflexões podem levar a resultados positivos.

  2. Experimente algo novo
    Atualmente, é mais fácil do que nunca participar de aulas online, praticar esportes ou se engajar em eventos virtuais. Por exemplo, participei de um treino ao vivo no Instagram com a tenista Venus Williams, utilizando garrafas como pesos. Essa experiência foi incrível e mostrou que você pode desafiar seu cérebro e corpo a experimentar algo novo, mesmo que seja um pouco fora da sua zona de conforto.

  3. Pense em resultados positivos
    No início ou no final do dia, reflita sobre as incertezas em sua vida, como o desempenho no trabalho ou a adaptação de um filho a uma nova escola. Para cada situação, imagine o resultado mais otimista possível. Essa prática ajuda a cultivar a expectativa de resultados positivos.

  4. Comunique-se com outras pessoas
    Sentir-se cercado por pessoas que se preocupam com você é essencial em momentos de estresse. Quando enfrentamos perdas ou sofrimentos, é natural nos isolarmos, mas você também pode se aproximar de quem pode apoiá-lo. A conexão social é fundamental para o autocuidado.

  5. Pratique o 'autopost' positivo
    O ator Lin-Manuel Miranda compartilha mensagens otimistas no início e no final do dia. Essas pequenas mensagens encorajadoras ajudam a construir uma mentalidade resiliente. Você não precisa compartilhar com os outros; o importante é que você mesmo se lembre de manter essa positividade.

  6. Mergulhe na natureza
    Estudos mostram que passar tempo na natureza tem efeitos benéficos na saúde mental, aumentando o bem-estar emocional e a resiliência. Não é necessário estar em uma floresta; um parque ou qualquer ambiente verde tranquilo pode ser eficaz. Respire fundo, relaxe e conecte-se com os sons e cheiros ao seu redor. Esse exercício pode restaurar sua energia e equilíbrio.

Você não precisa morar próximo a uma floresta para mergulhar na natureza. Um parque próximo ou qualquer ambiente verde tranquilo onde não haja muitas pessoas funcionará bem.

Respire, relaxe e tome consciência de sons, cheiros e imagens. Use todos os seus sentidos para criar uma maior consciência do mundo natural.

Este exercício aumenta sua capacidade geral de recuperação, pois atua como uma espécie de restauração de energia e restaura o equilíbrio.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 76
Google News