07/11/2024 23:25:05

Justiça
28/10/2024 07:00:00

Caso Kleber Malaquias: PF transfere policial para presídio federal após decisão judicial


Caso Kleber Malaquias: PF transfere policial para presídio federal após decisão judicial

A Polícia Federal atendeu à ordem da juíza Eliana Acioly Machado e transferiu o agente Eudson Matos, lotado na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), para um presídio federal. Ele é acusado do homicídio de Kleber Malaquias, ocorrido em 2020.

A decisão, proferida em 3 de outubro, estava sob segredo de Justiça até este domingo (27), quando foi desclassificada para assegurar o direito de defesa do acusado. A transferência foi divulgada à imprensa pela assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Na decisão, a juíza argumenta que a transferência é crucial tanto para os interesses do Estado quanto para a segurança de Matos. O agente estava sob custódia na Central de Flagrantes da Capital desde sua prisão preventiva em setembro, mas o local foi considerado “inadequado e incapaz de garantir a integridade física dele”, conforme o texto judicial.

A juíza destaca que Eudson “é uma pessoa com autoridade dentro do grupo criminoso, com possível influência sobre os demais integrantes e até mesmo sobre eventuais testemunhas que venham a ser ouvidas no curso do processo”. Ela observa que ele ocupa um cargo na polícia civil, e que outros denunciados são integrantes ou ex-integrantes da PM, todos inseridos no contexto da inteligência dentro desses órgãos, o que revela o interesse da segurança pública em sua transferência.

Eliana Acioly Machado retirou o sigilo da decisão para “garantir a imediata efetivação dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa” ao réu.

Matos, um dos acusados pelo assassinato de Kleber Malaquias em 15 de julho de 2020, enfrentará o processo em um presídio federal, onde, segundo a decisão, há maior segurança para sua integridade física e para o cumprimento das determinações legais.

A decisão completa da magistrada pode ser acessada neste link.

No dia (26), o deputado federal Delegado Fábio Costa comentou sobre o caso.

Com Ascom TJAL



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 84
Google News