Um menino de nove anos foi diagnosticado com meningite bacteriana na cidade de Capela. Após o diagnóstico, a paciente foi transferida para um hospital de Maceió e seu estado de saúde é considerado estável.
A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 23, pela secretária municipal de Saúde de Capela, Lícia Melro.
A jovem apresentou sintomas da doença, considerada grave, e foi tratada na última sexta-feira, 18. Após descobrir meningite bacteriana, ela começou a receber tratamento médico em Maceió. A Secretaria Municipal de Saúde sublinha que após a confirmação do caso no estado desde o de domingo começaram a ser realizadas várias ações na cidade, incluindo a quimioprofilaxia, que é uma estratégia de prevenção de doenças infecciosas.
O ministério disse ainda que manteve contato com a mãe da criança e que o estado de saúde da criança era estável. O órgão ressalta ainda que, apesar da confirmação do caso, não há motivo para pânico e agitação já que todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde são respeitados.
Meningite bacteriana
A doença meningocócica é causada por uma bactéria chamada Neisseria Meningitidis e é potencialmente muito grave, levando à morte em 10 a 30% dos casos. O quadro clínico é bem diferente, mas os sintomas mais frequentes são os presentes nas meningites em geral: febre, dor de cabeça, vômitos, mas na maioria dos casos também aparecem petéquias (manchas vermelhas) ou equimoses (manchas roxas). Recomenda-se consultar um serviço de saúde quando os sintomas aparecerem para uma avaliação médica.