04/10/2025 17:53:53

Mundo
24/10/2024 00:00:00

Ataque na Turquia: Ministro do Interior diz que PKK é “provavelmente” responsável

Ataque na Turquia: Ministro do Interior diz que PKK é “provavelmente” responsável

Os agressores detonaram um explosivo e abriram fogo num ataque às instalações da empresa estatal Turca Aerospace Systems Company (Tusas), matando pelo menos cinco pessoas e ferindo mais de duas dezenas. Erdogan deixa a cimeira dos BRICS na Rússia e regressa à Turquia.


Um ataque ao complexo industrial da estatal Turkish Air Systems Company (Tusas) perto da capital Ancara deixou pelo menos cinco mortos e 22 feridos na tarde de quarta-feira, segundo o ministro do Interior do país, Ali Yerlikaya.


Pelo menos dois dos agressores, um homem e uma mulher, foram mortos, disse o governante, acrescentando que a explosão foi causada por uma “bomba suicida”.
Uma força policial e diversas equipes médicas já estão no local, tendo lançado uma grande operação. O ministro da Justiça anunciou que já foi aberta uma investigação judicial ao “ataque terrorista”.


O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que deixará a cimeira dos BRICS na Rússia para regressar esta quinta-feira à Turquia, já condenou o que considera “um terrível ataque terrorista”.


Citado pelo jornal Hürriyet, o ministro do Interior turco afirma que, dada a forma como o ataque ocorreu e tendo em conta as imagens disponíveis, o autor é “certamente” o PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.


Selim Cirpanoglum, prefeito do distrito de Kahramankazan, disse à Associated Press que o ataque às empresas nos arredores da capital havia terminado, mas não deu detalhes.

A emissora privada NTV disse que um grupo de ladrões chegou à entrada do complexo em um táxi durante uma troca de seguranças. Pelo menos um deles detonou uma bomba, enquanto outros agressores conseguiram entrar no complexo e dispararam vários tiros.


Helicópteros foram vistos sobrevoando as instalações no distrito de Kahramankazan, em Ancara, disse a estação.


A TUSAS projeta, fabrica e monta aeronaves civis e militares, veículos aéreos não tripulados e outros sistemas para as indústrias espacial e de defesa.
Imagens de câmeras de segurança do ataque, transmitidas pela televisão, mostraram um homem à paisana com uma mochila e um rifle.

Pelo menos uma mulher, também armada com um rifle, estava entre os ladrões, segundo as imagens. A mídia local informou que foi ouvida uma explosão no complexo seguida de incêndio e que os funcionários foram levados para uma área segura.