O Ministério da Educação Nacional (MEC) – por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Coordenação de Desenvolvimento Educacional Superior de Pessoal Educacional (CAPES) – abriu nesta segunda-feira, 21 de outubro, as inscrições. para o curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva voltada aos professores que atuam em sala de aula na educação básica.
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE); Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e as Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM) e Pernambuco (UPE) oferecem parte das 250 mil vagas previstas para a primeira fase da iniciativa.
O início das aulas está previsto para março de 2025. O objetivo do curso é capacitar educadores para desenvolver conceitos pedagógicos e trabalhar de acordo com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Com carga horária de 120 horas, o treinamento será ministrado remotamente, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
Ao todo, cinquenta instituições de ensino superior serão responsáveis ??pela entrega dos conteúdos e pelo processo de inscrição para preencher as 1,25 milhão de vagas. A lista das instituições participantes está disponível na página dos cursos nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes. A formação será coordenada pela UAB, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goias (UFG).
Inscrições – O prazo para inscrição no curso da UFBA termina no dia 15 de novembro, no site da Superintendência de Educação a Distância da instituição baiana.
No Ifes, as inscrições ficarão abertas até o dia 7 de novembro, na página dos processos seletivos do instituto federal. Nas duas universidades públicas do Paraná, o período termina no dia 21 de novembro, pelo site do Centro de Tecnologia e Ensino Aberto e a Distância da UEPG.
Nas Universidades Estadual (UPE) e Federal (UFPE) de Pernambuco, os interessados ??poderão se inscrever a partir da próxima quarta-feira, 23 de outubro, e até 10 de novembro, na área de formação a distância da UFPE.
Conteúdo - O curso será composto por quatro módulos:
Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem numa perspectiva de educação inclusiva;
Currículo, tecnologias e práticas de ensino inclusivas;
Práticas, recursos e materiais de aprendizagem inclusiva na escola.
Cada módulo incluirá leituras de material educativo, atividades interativas mediadas por tutores, casos educativos, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações serão feitas através da elaboração de textos, recursos e projetos. A formação tem como objetivo estimular a reflexão sobre as pluralidades e singularidades das práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial nas classes comuns.
Além disso, contribui para o desenvolvimento de práticas, recursos e materiais educativos que contribuem para um projeto escolar completo.
Assessoria de comunicação social do MEC, com informações da Secadi e Capes