Equipes fiscais federais apreenderam 1,2 tonelada de cocaína em meio a remessa de sucata com destino à Espanha
Na manhã desta segunda-feira (21/10), a Receita Federal realizou a maior apreensão de cocaína do ano no porto de Santos, no litoral paulista.
Como o Metrópoles revelou anteriormente, o porto é um dos principais pontos utilizados pelo PCC para transportar cocaína para países da África e da Europa, onde a droga movimenta bilhões para a maior facção do Brasil.
Segundo a Fazenda Federal, novos parâmetros nos sistemas de gerenciamento de risco permitem selecionar e bloquear um carregamento de sucata acondicionada em cinco contêineres. Em um deles, entre 24 toneladas de sucata, foram encontrados 1.201 kg de cocaína.
As drogas eram acondicionadas em latas metálicas na tentativa de interferir no trabalho das equipes de inteligência da Receita Federal e de vigilância portuária. Outras ferramentas utilizadas pela fiscalização foram dois cães farejadores da Receita Federal e a análise de imagens de scanner de contêineres selecionados com destino ao porto de Málaga, na Espanha.
Após observada a contaminação, a Polícia Federal foi acionada para realizar os procedimentos da Polícia Judiciária da União.