18/10/2024 05:39:30

Acidente
17/10/2024 16:00:00

Suspeita no Pé-de-Meia: Ministro deve ser convocado ao Senado


Suspeita no Pé-de-Meia: Ministro deve ser convocado ao Senado

Nesta terça-feira (15), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado um pedido para ligar para o ministro da Educação, Camila Santana, para explicar as suspeitas de restrições de irregularidades orçamentarias na execução do pçrograma Pé de Meia.


O pedido surge depois que o UOL informou trer apóntado que o governo federal já pagou 3 bilhões de reais a estudantes do ensino médio este ano. 

Essas despesas também foram feitas sem autorização do Congresso Nacional, o que contraria as regras das finanças públicas.


“Com base nesses dados, é necessário e oportuno dar oportunidade ao ministro da Educação de esclarecer a verdade sobre essas acusações ao governo federal”, explica Damares.

REQUERIMENTO


No último dia 8, Damares Alves havia protocolado requerimento de informação para questionar o próprio ministro e saber sobre os procedimentos operacionais do programa, pedindo acesso a documentos relacionados, como ofícios, e-mails, comunicados e memorandos.


Lançado em novembro passado como forma de poupança para alunos matriculados no ensino médio público e beneficiários do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), o programa oferece depósito de R$ 200 para quem comprovar matrícula e até R$ 225. por pessoa. mês para participação. 

– Quais mecanismos ou arranjos orçamentários estão sendo previstos para a garantia mínima da sustentabilidade do Programa Pé de Meia, observando os desafios relacionados aos limites do teto de gastos e regramentos vigentes do arcabouço fiscal brasileiro […] ? – indagou a senadora.

O pedido foi encaminhado à Mesa do Senado, mas ainda não foi despachado para o Ministério da Educação.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News