Hoje (17) é dia de observar o fenômeno da superlua.
A estrela parece maior e mais brilhante porque estará no perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra. A hora exata da lua cheia varia de acordo com o fuso horário. Nestes dias de céu claro, já é possível ver a estrela parecer muito maior, atraindo a atenção de todos que a observam.
O satélite estará a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra. Em média, a Lua está a cerca de 384.400 quilômetros do planeta.
A lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% do lado visível da Lua.
Superlua
Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, o termo “superlua” não tem base científica. Foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 na extinta revista Dell Horoscope. Nolle determinou que o termo "super" se aplicava a uma lua cheia que ocorre quando a Lua está a 90% ou menos do perigeu, embora a razão para esta escolha não seja clara.
Por não ser um termo científico, há divergências entre as instituições astronômicas sobre a distância da Lua à Terra que define uma superlua.