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Acidente
17/10/2024 10:00:00

MEC abrirá 1,2 milhão de vagas para curso de educação inclusiva

As inscrições abrem no dia 21 de outubro com oferta inicial de 250 mil vagas para educadores presenciais


MEC abrirá 1,2 milhão de vagas para curso de educação inclusiva

A CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) oferecem 1.250.000 vagas para curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Podem participar todos os professores que atuam nas turmas da educação básica do país.


As inscrições começam no dia 21 de outubro, com oferta inicial de 250 mil vagas. A cerimônia de lançamento do curso acontecerá em novembro e as aulas terão início em março de 2025. A formação acontecerá por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal Universidade de Goias (UFG). ). Cinquenta instituições de ensino superior já aderiram ao curso. Eles serão responsáveis ??pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas. Com carga horária de 120 horas, o treinamento será ministrado remotamente por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da CAPES.


O curso é composto por quatro módulos: direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem numa perspectiva de educação inclusiva; Currículo inclusivo, tecnologias e práticas de ensino e práticas, recursos e materiais educativos escolares inclusivos.


Cada módulo incluirá materiais educativos de leitura, atividades interativas mediadas pelo tutor, casos educativos, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações serão feitas através da elaboração de textos, recursos e projetos.


O acervo, o conteúdo educacional oferecido e a bibliografia abordada pela disciplina estão em consonância com o marco legal da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e com pesquisas e estudos científicos que norteiam a inclusão do público da educação especial nos sistemas regulares de ensino.


O objetivo do curso é formar educadores para desenvolverem projetos pedagógicos e atuarem de acordo com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Abordará também aspectos políticos e jurídicos, participação e direitos humanos em relação à acessibilidade, interseccionalidade, interculturalidade e interseccionalidade.


O curso tem como objetivo refletir sobre as pluralidades e singularidades das práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum e contribuir para o desenvolvimento de práticas, recursos e materiais didáticos que contribuam para um projeto escolar completo. De acordo com o censo escolar 2023 do Inep/MEC, o país tem 1,5 milhão de alunos da educação especial matriculados em turmas regulares da educação básica da rede pública de ensino. Os dados destacam a importância de investir na formação de professores para melhorar o trabalho educativo nas escolas.


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma entidade vinculada ao Ministério da Educação Nacional (MEC). (Brasil - Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução da notícia é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.



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