18/10/2024 03:23:11

Acidente
17/10/2024 08:00:00

Um novo exame de sangue promete revolucionar o diagnóstico de ataque cardíaco

Os exames de sangue permitem identificar ataques cardíacos nas fases iniciais, quando a intervenção médica é mais eficaz.


Um novo exame de sangue promete revolucionar o diagnóstico de ataque cardíaco

Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um exame de sangue que pode detectar ataques cardíacos em apenas cinco minutos. A nova tecnologia promete revolucionar o diagnóstico, que atualmente pode levar horas.


O teste usa um chip com superfície nanoestruturada que analisa o sangue e detecta biomarcadores de ataque cardíaco em segundos. Esta inovação permite identificar a doença numa fase muito precoce, quando a intervenção médica é mais eficaz.


“Fomos capazes de inventar uma nova tecnologia que pode determinar com rapidez e precisão se uma pessoa está tendo um ataque cardíaco”, disse o principal autor do estudo, Peng Zheng, cientista assistente de pesquisa da Universidade Johns Hopkins. 

A pesquisa, publicada na revista Advanced Science nesta terça-feira (15/10), destaca o potencial da nova ferramenta para salvar vidas. Ao contrário dos métodos tradicionais, que podem levar horas para produzir resultados, o novo teste fornece respostas rápidas e precisas. Além de mais rápido, o teste também é mais barato e mais preciso que os métodos atuais.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia poderá ser adaptada para uso em campo por equipes de resgate ou até mesmo em casa.


“Estamos falando de velocidade, precisão e capacidade de realizar medições fora do hospital”, disse Ishan Barman, um dos autores do estudo. "No futuro, esperamos que esta possa se tornar uma ferramenta portátil."

A tecnologia por trás do teste também pode ser aplicada para detectar outras doenças, como o câncer. Os pesquisadores veem grande potencial comercial para esta inovação. O artigo completo está disponível no site da revista Advanced Science.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News