14/11/2024 12:34:25

Acidente
16/10/2024 08:00:00

Mãos e pés frios podem ser sintoma de doença grave, diz especialista


Mãos e pés frios podem ser sintoma de doença grave, diz especialista

Quando os vasos sanguíneos se estreitam, a circulação sanguínea fica reduzida, o que afeta principalmente partes do corpo, como mãos e pés, que começam a esfriar, porque é mais difícil o sangue chegar a essas áreas.

É sabido que a baixa temperatura pode afetar o nosso corpo, tornando-o mais vulnerável a vírus e doenças. O que muitos não sabem é que o frio também pode afetar os músculos. Quando os vasos sanguíneos se estreitam, a circulação sanguínea fica reduzida, o que afeta principalmente partes do corpo, como mãos e pés, que começam a esfriar, porque é mais difícil o sangue chegar a essas áreas.


No entanto, existem outros fatores a serem considerados. A Dra. Sarah Brewer disse ao jornal Daily Express que mãos e pés frios podem estar associados a muitos problemas de saúde. Esses sintomas podem indicar desde condições como congelamento e varizes até a síndrome de Raynaud, uma condição que reduz o fluxo sanguíneo para certas áreas do corpo, como dedos das mãos e dos pés, bem como condições mais graves, como doença arterial periférica.


A DAP, conforme descrita no portal do Hospital da Luz, caracteriza-se pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente nos membros inferiores. Esta condição está associada a um risco aumentado de eventos cardíacos, como infarto agudo do miocárdio, e eventos cerebrovasculares, como acidente vascular cerebral. A principal consequência da DAP é a isquemia, termo médico para a falta de sangue e oxigênio em uma determinada parte do corpo.


Segundo Brewer, a DAP se torna mais comum com a idade, hábitos como tabagismo, níveis elevados de colesterol, pressão alta e diabetes mal controlado. Sem tratamento, esta doença pode evoluir para casos graves, como gangrena, podendo até levar a amputações.


Esses problemas de circulação podem ser minimizados com simples mudanças no estilo de vida. Segundo Brewer, mantenha partes do corpo como mãos e pés aquecidas e secas, evite roupas apertadas, combata o excesso de peso, faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e evite ficar sentado por longos períodos. atitudes que contribuem para a melhoria. circulação sanguínea.


Além disso, a dieta pode desempenhar um papel crucial na saúde circulatória.

Uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais (pelo menos cinco porções ao dia), além da ingestão de peixes ricos em ômega 3, como salmão, atum e cavala, podem promover uma melhor circulação, segundo Brewer. O ômega-3 presente nestes peixes é conhecido por contribuir para a saúde dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, principalmente nas extremidades.


A nutricionista Emma Ross, em entrevista ao mesmo jornal, acrescenta que alimentos como frutas vermelhas, pimentão vermelho, alho, gengibre, laranja, abóbora, nozes e melancia também ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Esses alimentos, ricos em nutrientes que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, são importantes aliados na prevenção de problemas de circulação sanguínea, principalmente no frio.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 93
Google News