18/10/2024 03:25:22

Geral
14/10/2024 05:00:00

Macaco “roncador” assusta moradores da vila rural de Satuba

O veterinário afirma que a espécie é inofensiva, mas alerta para os perigos em caso de tentativa de captura ou ataque ao animal.


Macaco “roncador” assusta moradores da vila rural de Satuba

Tnh1

Um macaco, talvez bugio, também conhecido como “macaco russo”, está aterrorizando os moradores do vilarejo Lote 1, na zona rural de Satuba, região metropolitana de Maceió.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal no telhado de uma casa. O homem que gravou o vídeo conta que a vizinhança teme que o macaco possa atacar uma criança e que o animal já tenha levado uma galinha de uma casa.


O macaco parece “bufar” alto, o que dá a impressão de uma atitude agressiva por parte do animal. Mas essa espécie geralmente invade o ambiente doméstico apenas quando está com fome, em busca de alimento. Segundo o veterinário Epitácio Correia, o bugio é um animal inofensivo, desde que esteja em seu habitat e a população não tente interagir com ele.

Correia recomenda não tentar capturar e alerta que é crime atacar ou tentar matar o animal.


“É importante que, nesses casos, as pessoas entrem em contato com os órgãos competentes, como IMA, Ibama, ICMbio  Bombeiros e Batalhão de Polícia Ambiental, que tomarão as providências cabíveis”, disse Epitácio, que anteriormente atuou na gestão de Fauna e Flora . do IMA e atualmente ocupa o cargo de Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia.


“Este é um primata em perigo, incluído no Plano de Ação Nacional do ICMBio, Primatas em Perigo no Nordeste. Este local provavelmente está wm um fragmento de Mata Atlântica, em uma área onde existe um grupo desta especie O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) irá ao local, mas informa que ainda não recebeu nenhuma ligação da população.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News