04/10/2025 14:37:09

Acidente
13/10/2024 12:00:00

Ficou com dinheiro preso em bet bloqueada no Brasil? Saiba como reaver valor

Advogado especialista em direito do consumidor lista algumas alternativas possíveis para resgatar dinheiro que ficou preso na banca

Ficou com dinheiro preso em bet bloqueada no Brasil? Saiba como reaver valor

Correio Braziliense

De acordo com Calixto, que é professor do Mestrado Profissional Direito Civil Contemporâneo da PUC-Rio, o primeiro passo é procurar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon). “Considerando que a bet já saiu do ar, o consumidor deveria confirmar se é possível acessá-la. Se conseguiu acessar, faça o requerimento à empresa e, se tiver saído do ar, talvez você deva procurar um Procon ou algum órgão de defesa do consumidor, para tentar rastrear essa empresa”, orienta.

O maior problema, porém, é que grande parte das bets desativada não é brasileira. “Muitas dessas casas de apostas são estrangeiras, internacionais, nem tem escritório no Brasil. Então, o consumidor vai ter essa dificuldade de encontrar, de citar essa empresa e intimar”,

Ainda é possível, de forma gratuita caso o valor a ser resgatado seja de até 20 salários mínimos, entrar com uma ação no juizado especial.

“Até 20 salários mínimos, você não precisa nem de advogado. O próprio consultor pode pedir o apoio do escrevente e ajuizar a sua demanda. Quer dizer, para ir ao juizado, existe um teto de valor a ser recuperado, que seria de 40 salários mínimos. Aí, tem que avaliar. Se for realmente muito baixo, tem que ver o tempo, o desgaste, para ver se vale a pena”, frisa o advogado.

E para quem deixou no site um valor acima do mencionado, Calixto aponta ser possível levar o caso para a vara cível ou do consumidor, porém haverá gastos. “A diferença do juizado é que não tem custo para ingressar com ação, mas na vara cível já tem, e, talvez, já fique mais caro. Os custos podem girar em torno de até R$ 1 mil, por exemplo. Talvez já não valesse a pena, de acordo com o valor que você vai tentar reaver.”

Caso nenhuma dessas alternativas tenha funcionado ou se encaixe no caso do apostador, o professor recomenda denunciar a bet ao Ministério Público e partir para as ações penais.