04/10/2025 14:42:51

Acidente
13/10/2024 09:00:00

Programa TeleNordeste oferece assistência médica e já atendeu quase 5 mil pacientes este ano em AL

A  iniciativa criada pelo Ministério da Saúde está presente em 102 municípios do estado com apoio da Sesau

Programa TeleNordeste oferece assistência médica e já atendeu quase 5 mil pacientes este ano em AL

Agência Alagoas

O programa TeleNordeste, criado pelo Ministério da Saúde (MS), tem prestado atendimento médico especializado a milhares de alagoanos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que buscam atendimento na rede básica de saúde. 

Com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa está presente em todos os 102 municípios alagoanos e já atendeu 4.874 pacientes este ano, enquanto 6.260 pessoas foram beneficiadas no ano passado.


Como o próprio nome sugere, a TeleNordeste se baseia no conceito de telemedicina. Na prática, o atendimento é triangular e é feito por teleconsulta, em que um médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) fica presencialmente com o usuário do SUS e entra em contato, via internet, com um especialista do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo que tem acordo com a MS para executar o programa.


A partir daí, o caso do paciente é discutido e um plano de cuidados é traçado. A Supervisora ??de Atenção Básica e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, destacou que o programa traz mais agilidade na finalização do diagnóstico e tratamento.

“Esta iniciativa melhorou muito a solução dos problemas de saúde dos pacientes. Além disso, os cuidados de saúde permanecem no território, evitando que esse paciente viaje para outra localidade para receber atendimento de um especialista”, disse.

A Endocrinologia foi a especialidade com mais teleconsultas realizadas este ano, num total de 766 consultas. Depois vem a dermatologia com 536 consultas e a cardiologia com 510 consultas. O programa TeleNordeste também oferece consultas online com neurologistas, pediatras, nutricionistas, reumatologistas, psiquiatras, ginecologistas, geriatras, pneumologistas, hematologistas e infectologistas.

Beneficiada

Moradora do município de Junqueiro, no Agreste de Alagoas, a dona de casa Luana Carla foi uma das atendidas pela TeleNordeste e disse que a ajuda de um médico especialista vai agilizar o diagnóstico. "Só tenho a agradecer. Fiz os exames necessários e os médicos me orientaram rapidamente e tudo foi resolvido. Tive um coágulo sanguíneo que afetou minha menstruação. Agora tudo voltou ao normal, graças a Deus”, disse.


Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o programa TeleNordeste é um exemplo de como a telemedicina ajuda a salvar vidas e acelerar o auxílio aos moradores de Alagoa. “Incentivamos todos os municípios a implementarem esta fantástica iniciativa que traz agilidade e eficiência aos nossos cidadãos. Em cooperação com sindicatos e municípios, temos conseguido melhorar os apoios. governador Paulo Dantas, que não poupa esforços para garantir investimentos para a saúde de Alagoas", enfatizou o diretor do departamento.

A iniciativa criada pelo Ministério da Saúde está presente em 102 municípios do estado com apoio da Sesau