Fonte A Rereferência
Viktoria foi capturada em agosto de 2023 pelas forças russas enquanto fazia reportagens no leste da Ucrânia ocupada pela Rússia. Em abril, o Ministério da Defesa russo informou ao pai que ela estava detida pelos russos.
"Infelizmente, a informação sobre a morte de Victoria foi confirmada", disse Petro Yatsenko, porta-voz do quartel-general de coordenação dos prisioneiros de guerra ucranianos, à televisão ucraniana.
Na quinmta feira passada quinta-feira, o pai de Rostchyna recebeu uma comunicação do Ministério da Defesa russo, datada de 2 de outubro, informando que tinha morrido a 19 de setembro e que o seu corpo seria devolvido à Ucrânia, conforme noticiou o meio de comunicação ucraniano Graty.
Jeanne Cavalier, diretora da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para a Europa Oriental e Ásia Central, disse que as autoridades russas nunca divulgaram detalhes sobre a detenção, apesar de vários pedidos da família, do governo ucraniano e da própria RSF.
Ela pede esclarecimentos sobre todas as situações que envolveram a prisão e morte da jornalista.
De acordo com a Radio Free Europe, Yatsenko disse que antes da morte de Roshchyna, foram feitos esforços para garantir a sua libertação do cativeiro russo, onde ela estava detida com pelo menos 25 outros jornalistas ucranianos. Esses profissionais estão presos ou desaparecidos em regiões sob controle russo.