04/10/2025 14:44:49

Acidente
12/10/2024 04:00:00

Kremlin nega relatos de que soldados norte-coreanos tenham sido enviados para a Ucrânia

Kremlin nega relatos de que soldados norte-coreanos tenham sido enviados para a Ucrânia

Fonte Euro News

A declaração foi feita depois que o jornal britânico The Guardian informou na quinta-feira que altos funcionários em Kiev e Seul disseram que engenheiros e tropas militares norte-coreanas foram enviados para a Ucrânia.


O Kremlin negou relatos de que a Coreia do Norte tenha enviado soldados à Ucrânia para apoiar as tropas russas na guerra.


“Esta parece ser mais uma notícia falsa”, disse o porta-voz Dmitry Peskov a repórteres em Moscou.


O jornal britânico The Guardian informou na quinta-feira que altos funcionários em Kiev e Seul disseram que engenheiros militares norte-coreanos foram enviados para ajudar a Rússia a atingir a Ucrânia com mísseis balísticos.


O jornal também afirma que tropas norte-coreanas estão combatendo na Ucrânia e que algumas pessoas foram mortas, segundo uma fonte anônima. De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o chefe da defesa de Seul disse no início deste mês que a Coreia do Norte provavelmente enviará membros das suas forças armadas para apoiar a Rússia na Ucrânia.


O líder norte-coreano Kim Jong-un tornou-se um dos principais aliados de Putin desde que a Rússia lançou a invasão em grande escala da Ucrânia no início de 2022.
Esperando uma vitória rápida, Putin viu as suas forças severamente reduzidas enquanto os ucranianos lutavam com armamento avançado doado pelos seus aliados ocidentais.

Ao mesmo tempo, a Rússia foi alvo de duras sanções por parte do Ocidente, dificultando a importação de equipamento e materiais militares ou dos componentes necessários ao seu fabrico.


Os militares russos usaram drones e mísseis de concepção iraniana na Ucrânia, mas há relatos de que também receberam apoio da Coreia do Norte.