11/10/2024 21:18:31

Acidente
11/10/2024 12:00:00

Febraban alerta contra golpe de “investidação de agência bancária”.

Os criminosos ligam para clientes que afirmam que suas agências ou gerentes estão sob investigação e pedem que transfiram fundos para contas suspeitas.


Febraban alerta contra golpe de “investidação de agência bancária”.

Correio Brasiliense - Fonte

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre um novo golpe em que criminosos entram em contato com clientes, dizendo que suas agências ou gerentes estão sob investigação. Os golpistas pedem aos clientes que transfiram seus fundos para contas consideradas “seguras”, que na verdade pertencem aos próprios golpistas.


Estes crimes utilizam técnicas clássicas de engenharia social, manipulando psicologicamente as vítimas para que forneçam informações pessoais ou façam transações em benefício de gangues. Em resposta à fraude, também enviaram relatórios falsos à polícia.


José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, alerta que bancos e autoridades nunca exigem que transações bancárias sejam realizadas por telefone.

Caso receba tal contato, é fundamental encerrar a ligação e verificar a informação diretamente com a instituição financeira pelos canais oficiais.
A Febraban ressalta que embora os bancos possam entrar em contato para confirmar transações suspeitas, eles nunca solicitarão dados pessoais, senhas ou atualizações de segurança. A federação informa ainda que fraudadores utilizam o nome Febraban para realizar esses golpes, lembrando que a federação não tem relacionamento direto com os clientes.


Medidas para prevenir e combater a fraude


Em resposta a esses crimes, a Febraban e suas instituições afiliadas têm investido em campanhas de conscientização por meio de diversos meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e redes sociais.

O site antifraude Febraban disponibiliza informações contínuas à população. Além de campanhas educativas, os bancos gastam cerca de 4 bilhões de reais por ano em sistemas de segurança de TI, o que corresponde a cerca de 10% do gasto total de TI do setor. Isso é essencial para garantir a segurança das transações financeiras dos clientes.


A Febraban também trabalha com a Anatel para identificar e bloquear números usados ??em fraudes, e faz parceria com autoridades policiais para identificar e proteger violações virtuais. Recentemente, uma entidade assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que permitirá a troca de informações e o desenvolvimento de uma série de projetos de combate à fraude e ao crime cibernético.


Clientes vítimas de golpes devem avisar imediatamente seu banco para que medidas de segurança como bloqueio de aplicativos e senhas sejam obrigatórias, além de registrar boletim de ocorrência.



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