gov.br/mec/pt-br
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será administrado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos dias 3 e 10 de novembro. Graças ao resultado obtido no exame, os alunos têm acesso a diversas oportunidades de concorrer ao ingresso no ensino superior.
Os participantes podem utilizar os resultados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser utilizadas em processos seletivos em instituições portuguesas. Além disso, a participação no Enem é um dos critérios para receber o Incentivo Enem (R$ 200) do programa Pé-de-Meia. Quem cursa o 3º ano do ensino médio em escola pública deverá comparecer aos dois dias do Enem (incluindo o possível recadastramento) para ter direito ao valor.
O programa tem como objetivo a continuidade e conclusão dos estudos de alunos matriculados no ensino médio público. Neste enquadramento, oferece incentivos relacionados com a matrícula, frequência, conclusão e participação em exames educativos, entre outros fatores a considerar.
Conheça um pouco mais sobre cada programa:
Sisu – Um dos principais mecanismos de seleção para universidades públicas e instituições federais de ensino superior é o Sisu. Para participar do próximo processo seletivo, basta prestar o Enem 2024 e tirar nota maior que zero na prova escrita. Porém, quem fizer o Enem como estagiário não poderá participar. No Sisu, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de cursos. Caso não sejam selecionados durante a chamada normal, poderão entrar na lista de espera.
Prouni – O Prouni permite que os participantes do Enem tenham acesso a bolsa integral (100%) ou parcial (50%) para instituições de ensino superior privadas. Para se inscrever, o aluno deve obter pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas do exame e não terminar o exame com zero. A classificação dos candidatos é baseada no resultado do Enem, levando em consideração as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni. Ou seja, para a edição 2025 do Prouni, tanto quem participa do Enem 2024 quanto quem foi testado em 2023 podem se inscrever. Para quem atende aos critérios mínimos de resultados exigidos nas duas últimas edições do Enem, o sistema aprova automaticamente . a maior pontuação alcançada. Para receber a bolsa integral, o aluno selecionado deverá ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. No caso de bolsa parcial, a renda bruta mensal da família deverá ser de até três salários mínimos por pessoa.
Fies – O Fies oferece vagas para financiamento de cursos superiores em instituições de ensino privadas para quem fez o Enem 2024 e/ou para quem fez as edições do exame em anos anteriores até 2010. Para se inscrever, o aluno deve obter, no mínimo, 450 pontos . na média das cinco provas do Enem e sem refazer a prova. No caso de quem atende aos critérios mínimos exigidos em mais de uma edição do Enem, o sistema aprova automaticamente a maior nota obtida. Para receber o financiamento, o aluno selecionado deverá comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. A taxa de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa.
EnemPortugal – Para quem deseja estudar no exterior, existe a opção de convênios firmados entre o Inep e instituições portuguesas, o que garante fácil acesso às graduações para quem deseja realizar estudos superiores em Portugal.
Enem – O exame nacional do ensino médio avalia o desempenho acadêmico dos alunos ao final do ensino básico. Em mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta do ensino superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam-no para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar em processos seletivos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep