18/10/2024 02:16:56

Acidente
10/10/2024 06:00:00

Lituânia recebe suprimentos militares russos e os envia para a Ucrânia

As autoridades lituanas interceptaram itens militares destinados a Moscou e os redirecionaram para Kiev


Lituânia recebe suprimentos militares russos e os envia para a Ucrânia

Com A Referência

Funcionários da alfândega lituana disseram que interceptaram pequenos carregamentos de suprimentos militares transportados de trem para Moscou e redirecionaram esses itens diretamente para a Ucrânia. As informações são do Business Insider.
Durante as inspeções realizadas entre 27 de setembro e 2 de outubro, as autoridades lituanas apreenderam quatro cargas de vários artigos de uso militar, como calças camufladas, que eram transportadas em comboios de passageiros que ligam o enclave russo de Kaliningrado a Moscovo, avança o jornal. Delphi lituano.


Kaliningrado é um território russo pequeno, mas altamente militarizado, localizado entre o Mar Báltico e os países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Polónia e Lituânia.


Esta não foi a primeira vez que esses suprimentos foram encontrados. No dia 1º de outubro, um carregamento semelhante, contendo cinco redes de camuflagem – materiais usados ??para esconder ou ocultar objetos, pessoas ou veículos em ambientes naturais – foi interceptado em Kibartai, em um trem vindo de Kaliningrado.


As autoridades locais disseram que os carregamentos são classificados como militares e requerem permissão especial, acrescentando que os carregamentos são provavelmente enviados por grupos de voluntários russos que procuram apoiar o esforço de guerra do presidente Vladimir Putin.


Recentemente, ocorreu outro incidente na linha ferroviária Kaliningrado-Moscou. Um vagão de trem que chegava ao posto de controle de Kena, na fronteira entre a Lituânia e a Bielorrússia, trazia a letra “Z”, um símbolo frequentemente usado pelas forças russas que ocupam a Ucrânia.


Vilnius tem sido um forte aliado da Ucrânia desde o início da guerra em grande escala, o que levou a uma acentuada deterioração das relações com Moscovo. A Lituânia é um dos países da NATO que faz fronteira com a Rússia e prepara-se para uma possível invasão russa.

ara fazer isso, estão a aumentar as suas despesas militares e a construir uma linha defensiva ao longo da fronteira de 1.000 quilómetros que se estende entre a Rússia e os países bálticos, incluindo a Lituânia, a Estónia e a Letónia.


Por que isso é importante? As relações diplomáticas entre Vilnius e Moscovo, que não eram boas antes da guerra, deterioraram-se significativamente após a ocupação da Ucrânia pelas tropas russas. Desde o início do conflito, em Fevereiro, a Lituânia tem sido um dos países que mais trabalha para impor sanções e outras políticas punitivas contra a Rússia. Devido à crise diplomática, a Lituânia anunciou em abril de 2022 a expulsão do embaixador russo em Vilnius. 

No mesmo mês, anunciou a redução de todas as importações de gás russo e encorajou outros estados membros da UE a seguirem o exemplo.


Mais tarde, em Maio do mesmo ano, os parlamentares lituanos adotaram por unanimidade uma resolução declarando a Rússia um “estado terrorista” e denunciando as acções de Moscovo no genocídio na Ucrânia.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News