18/10/2024 02:16:29

Acidente
09/10/2024 16:00:00

Ministério da Saúde publica orientação sobre mudanças climáticas

O documento apresenta protocolos de ação e recomendações para lidar com as consequências do clima na saúde


Ministério da Saúde publica orientação sobre mudanças climáticas

Fonte Envolverde

Na semana passada, o Ministério da Saúde lançou um guia de bolso sobre mudanças climáticas para profissionais da área. O material é adaptado de publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com linguagem e exigências do Sistema Único de Saúde (SUS).


Consulte o Guia sobre Mudanças Climáticas para Profissionais de Saúde.

O objetivo deste guia é facilitar o atendimento a médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS) e demais profissionais com acesso rápido às informações para que o encaminhamento de pacientes seja feito de forma mais segura. 

As mudanças climáticas são uma realidade recente para a população e, para os profissionais, não é diferente. Portanto, este documento é essencial para responder rapidamente às necessidades dos brasileiros. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional (DVSAT), Agnès Soares, as ondas de calor, as inundações e a seca extrema causam preocupações adicionais, tanto para quem organiza os serviços como para quem presta assistência às pessoas. “Seja em uma UBS [Unidade Básica de Saúde] ou na atenção especializada, é necessário fazer algumas mudanças para manter a qualidade do atendimento, como ajustar a medicação por exemplo. ", explicou o diretor.


É a primeira vez que o Ministério da Saúde publica material específico para profissionais sobre mudanças climáticas e seus efeitos na saúde. O guia será fornecido aos funcionários do SUS e está disponível no portal de arquivos. “O que pretendemos com este documento é permitir uma adaptação rápida e fácil a esta nova realidade. É sabido que as alterações climáticas afectam e continuarão a afectar não só a saúde da população, mas também a estrutura dos serviços. ajudar os profissionais do SUS a responder melhor a esta situação é um dos objetivos da nossa gestão”, acrescentou Agnès.


Conteúdo instrucional

Com mais de 130 páginas, o guia de bolso contém informações sobre a evolução dos tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, oftalmológicos, cutâneos, gastrointestinais e neurológicos, além de conselhos sobre o impacto dos efeitos climáticos na saúde mental, materna e infantil. O material também aborda zoonoses e doenças transmitidas por vetores e orienta pacientes e comunidades.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 63
Google News