O furacão Milton foi atualizado para um furacão de categoria 5, agora com ventos de 250 km/h. A tempestade está no meio de uma “explosão extraordinária” de rápida intensificação. Aumentou 152 km/h nas últimas 24 horas.
O furacão está atualmente no Golfo do México. A previsão é que Milton chegue à Costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9). Prevê-se que a sua dimensão aumente, o que significa que, embora a sua categoria possa diminuir, os seus impactos serão sentidos numa área muito maior.
Furacões de categoria 5
A tempestade se junta ao furacão Beryl como a segunda tempestade de categoria 5 da temporada. Beryl atingiu o pico como a primeira tempestade de categoria 5 no Mar do Caribe no início de julho.
No entanto, os furacões de categoria 5 continuam extremamente raros. Apenas 40 furacões se tornaram tão poderosos no Atlântico, segundo dados do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. a agência meteorológica dos EUA. Antes desta temporada, apenas dois furacões de categoria 5 atingiram a bacia na década de 2020: Ian em 2022 e Lee em 2023.
Uma intensificação quase sem precedentes
O furacão Milton é a terceira tempestade de intensificação mais rápida já registrada no Atlântico, de acordo com mais de 40 anos de dados do Centro Nacional de Furacões dos EUA.
A tempestade quase triplicou os critérios para uma intensificação rápida, um aumento de 35 mph na velocidade do vento em 24 horas ou menos.
Apenas dois furacões se fortaleceram mais do que Milton num período de 24 horas: Wilma em 2005 e Felix em 2007.
Fonte CNN