A Polícia Civil de Alagoas iniciou desde as 18h, deste sábado (05), o plano operacional que visa garantir a segurança durante as eleições municipais de 2024.
O tgrtabalho mobilizará, especificamente para a eleição desde domingo (5) 103 delegados, 650 agentes e 120 funcionários, com efetivo adicional na capital e no estado.
Além disso, outras unidades da PC não terá interrupção no seu ritmo de trabalho e continuam a exercer a sua atividade normal durante este período, como é o caso da Delegacia Virtual onde os cidadãos podem registar o boletim de ocorrência online.
O delegado geral Gustavo Xavier, responsável pela elaboração e coordenação de todo o plano, informou que essa equipe permitirá que a instituição esteja presente nas cidades alagoanas com equipes completas.
Os trabalhos serão realizados em turnos a partir das 18h00 de sábado e só terminarão às 18h00 do domingo, após o encerramento do pleito. Segundo o delegado geral, todos os policiais que deveriam trabalhar durante as eleições tiveram suas diárias depositadas em suas contas.
Segundo ele, internamente, o trabalho das equipas será coordenado pelos directores dos distritos 1, 2 e 3 e 4 e será controlado por inspectores. O mesmo sistema será utilizado na região metropolitana de Maceió, com o objetivo de dar suporte e tranquilidade à população.
O Plano Operacional especifica ainda que em Maceió a Central de Flagrantes, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, funcionará normalmente, 24 horas por dia.
Também trabalharão em regime de plantão: a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital; o Núcleo de Atendimento à Mulher 24 horas, localizado no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, e a Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol).
A Direção de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, através da Coordenação de Recursos Especiais (Nuclear/Tigre), da Operação Integrada da Polícia Costeira (Oplit) e da Secção de Apreensão estarão em alerta neste período.
O delegado geral informou que a frota da instituição foi reforçada com veículos de outros órgãos estaduais. 'Graças a isso, teremos recursos suficientes para o serviço de Polícia Judiciária durante a eleiçãol e assim os polícias poderão deslocar-se aos concelhos onde estão afetos”, acrescentou.