Desde outubro, a prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece um novo contraceptivo para mulheres em situação de grave vulnerabilidade social conheciodo como implante subcutâneo. O método, considerado inovador, tem eficácia anticoncepcional de 99% e pode ser armazenado sob a pele por um período de três anos.
Executada pela Diretoria de Atenção à Saúde da SMS, por meio do Programa Consultório na Rua, a introdução do implante subcutâneo (sob a pele) de etonogestrel para prevenir a gravidez é direcionada, a princípio, ao contingente de cerca de 1.500 mulheres em situação de rua em Maceió, que estão cadastrados e que já são beneficiados pelas ações de saúde do programa.
“Nesta primeira fase, foram investidos cerca de R$ 70 mil em recursos do município de Maceió para compra do implante, o que marca o início da primeira experiência desse método inovador no SUS de Maceió. a grupos que, por motivos diversos, têm dificuldade de acesso e utilização de outros métodos contraceptivos para planejamento reprodutivo, mais adequados às suas condições de saúde e de vida", afirmou a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales.
Segundo a equipe do Consultório na Rua, os primeiros implantes foram realizados no dia 19 de setembro, tendo como beneficiárias oito mulheres acolhidas pela Casa de Ranquines. Utilizando a técnica de esclarecimento e persuasão, as mulheres foram submetidas à avaliação clínica e implantação de contraceptivo.
Considerado um procedimento simples, o implante subcutâneo foi realizado em pacientes ambulatoriais da Unidade de Saúde Walter Moura, com apoio da ginecologista Alessandra Calado.
No dia 17 de outubro, os médicos do Consultório na Rua também participarão do treinamento com a empresa responsável pela produção do implante, para que o procedimento seja estendido a novos usuários.
O etonogestrel produzido em laboratório é um hormônio semelhante à progesterona (hormônio feminino que atua no aparelho reprodutor). Inserido logo abaixo da pele do braço, o implante é uma pequena haste plástica (4 cm x 2 mm) contendo 68 mg da substância etonogestrel, que é liberada em pequenas quantidades continuamente no sangue.
Essa ação impede que o óvulo saia do ovário e também altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada do espermatozoide.
Fonte al1