04/10/2024 05:32:22

Acidente
02/10/2024 20:00:00

STF suspende punição a cientistas que negaram notícias falsas

Cientistas refutam as informações falsas espalhadas na Internet sobre as causas do diabetes


STF suspende punição a cientistas que negaram notícias falsas

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão do tribunal de São Paulo que condenou dois cientistas que negaram as informações falsas divulgadas na internet sobre as causas do diabetes. A decisão foi tomada em 28 de setembro.


A defesa da bióloga Ana Bonassa e da farmacêutica Laura Marise de Freitas recorreu ao Supremo para anular as decisões que as condenaram ao pagamento de R$ 1 mil em danos morais por negarem um vídeo publicado online por uma nutricionista. A publicação afirmou que a doença foi causada por vermes.


Essa condenação foi motivada por uma ação do nutricionista, que alegou ter abusado de sua imagem. Além do pagamento de indenização, o vídeo foi condenado a ser retirado do site dos cientistas No canal onde foi publicada a refutação.


Ao analisar o recurso, o ministro Dias Toffoli disse que as declarações do biólogo e do farmacêutico são baseadas em dados científicos.


“Houve uma demonstração de pensamento crítico sobre o conhecimento comum e teorias baseadas em factos e dados científicos sobre a diabetes, bem como uma forte afirmação de que a diabetes não é causada por vermes e que a desinformação foi usada para vender um produto chamado vermífugo.
Toffoli disse ainda que a manifestação dos cientistas constituiu a livre expressão de opinião.


“Não identifiquei, pelo menos em síntese, uma justificativa proporcional que demonstre a necessidade de uma exceção excepcional à expressão de opinião e ao direito à informação e à expressão científica que dela resulta, para impor restrições à distribuição dos conteúdos em questão ", acrescentou.

Com band.uol.com.br



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 37
Google News