Izaildo de Araújo, 53 anos, tornou-se o segundo paciente a ser submetido a um transplante de rim no Hospital Coração Alagoano, um passo importante para a saúde do estado de Alagoa.
A alta médica do paciente ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), apenas 17 dias após a intervenção, descrita como um sucesso pela equipe multidisciplinar da unidade. O Hospital do Coração Alagoano, primeira unidade da rede estadual de saúde a receber autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes renais, demonstrou sua capacidade e eficiência técnica com a rápida recuperação de Izaildo.
A operação foi realizada no dia 13 deste mês e durante o período de convalescença o paciente recebeu cuidados intensivos e cuidadosos da equipe médica.
Num gesto de emoção, os profissionais de saúde do hospital formaram um corredor humano na saída da unidade para aplaudir o paciente visivelmente afetado. “Tenho que agradecer primeiro a Deus, depois a todos os profissionais aqui do hospital, que foram muito atenciosos e me trataram como um membro da família. Faço hemodiálise há 10 anos e estou muito melhor do que quando comecei.
Estou muito grato por esta nova oportunidade de viver e também devo saudar o gesto nobre e muito importante do doador”, disse Izaildo após sair do hospital.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, esteve presente durante a saída do paciente e ressaltou a importância do sucesso dos primeiros transplantes realizados na unidade. “Hoje é um dia muito feliz para a saúde de Alagoas.
O governo de Paulo Dantas continua investindo e tem garantido o avanço da saúde da população alagoana.
A aprovação do Hospital Coração Alagoano para realização de transplantes é um passo importante e estamos muito felizes com esses primeiros resultados positivos. Haverá muitos mais avançados”, comemorou.
A nefrologista Nathália Monteiro destacou que a recuperação de Izaildo foi muito positiva e dentro das expectativas. "Tudo estava como planejado. O desenvolvimento do Izaildo tem sido muito bom. É importante ressaltar que aquilo que o paciente precisa, nós temos acesso para fornecer.
Ficamos muito emocionados e é um prazer enorme quando damos a tão esperada liberação, depois de um procedimento tão complexo”, afirmou.
Além de Nathália Monteiro, o secretário executivo da Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, também acompanhou a alta médica de Izaildo. Ele ressaltou o empenho do Ministério da Saúde em realizar os transplantes no hospital Coração Alagoano.
“Estamos muito felizes com o sucesso do transplante do Izaildo. A realização desse transplante é um avanço significativo para o SUS Alagoas. O governo de Paulo Dantas continuará investindo recursos e capacitando nossos profissionais para garantir o melhor tratamento disponível para cada pessoa em Alagoas", enfatizou.
O diretor do hospital Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, elogiou a dedicação de toda a equipe e o apoio do governo Paulo Dantas. “Nossos profissionais estão de parabéns, assim como o governo de Paulo Dantas.
Ver o sucesso dos primeiros transplantes e a excelente recuperação dos pacientes nos enche de orgulho e nos motiva a continuar. Novamente, tudo isso ainda é apenas o começo. Estamos escrevendo uma linda história na saúde de Alagoa”, finalizou.
Com Repórter Maceió