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Educação
02/10/2024 10:00:00

Pesquisa examinará dados sobre diversidade e inclusão nas escolas

Levantamento será feito pelo MEC e pelo INEP além das matrículas das escolas. Diretores e diretores de escolas deverão preencher o formulário de 1º de outubro a 6 de dezem


Pesquisa examinará dados sobre diversidade e inclusão nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) - e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira realizarão, na Escola de Matrícula . , Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão. Os diretores ou gestores escolares deverão acessar e preencher o formulário pelo sistema Educacenso entre 1º de outubro e 6 de dezembro.

A pesquisa inclui aspectos como possíveis eventos que afetaram o ano letivo; o funcionamento, a estrutura da escola e o trabalho dos profissionais noturnos; ações desenvolvidas nas escolas (entre elas, aquelas que têm como foco a educação ambiental, os direitos humanos e a interdisciplinaridade); merenda escolar; e registros de informações detalhando os perfis dos alunos (como registros de possíveis deficiências e distúrbios).

Segundo a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, esta pesquisa se soma a outros esforços liderados pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para expansão e conhecimento qualificado . em todo o Brasil. escolas, seus alunos e profissionais da educação.

 “Aprimorar nossos dados educacionais e dar visibilidade a questões e segmentos sociais historicamente invisíveis são elementos essenciais para promover a educação igualitária, um compromisso do governo do presidente Lula. Por isso peço a atenção dos dirigentes escolares para que se mobilizem e ajudem mais uma vez, coletando informações sobre temas importantes como educação de jovens e adultos [EJA], educação das relações étnico-raciais e educação ambiental”, enfatizou.

Segundo a coordenadora geral do Censo Escolar, Celia Gedeon, “O Censo Escolar já identifica muitos aspectos relacionados à diversidade e à inclusão, mas não haveria pesquisas adicionais se não permitisse apurar as 'informações muito importantes para o público do país'. '. Gedeon também enfatizou a importância da articulação com as redes educacionais neste processo de verificação de dados. “Não teríamos concluído o registo das escolas sem a cooperação e o esforço de todos os envolvidos. Sabemos que utilizarão diferentes formas de mobilização, dependendo das características das redes e dos municípios. 

É importante ter um bom alinhamento para entender um pouco mais sobre o contexto de diversidade e inclusão nas escolas”, afirmou.

Reunião virtual – Nesta segunda-feira, 30 de setembro, o Inep e a Secadi realizaram uma reunião virtual para apresentar a pesquisa com mais detalhes. A reunião contou com a presença de representantes do ministério; do Instituto; coordenação estadual; município da capital; funcionários escolares da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Censo Escolar - Principal levantamento estatístico da educação básica, o censo escolar é coordenado pelo Inep e realizado em cooperação entre os serviços estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino comum, educação especial, educação de jovens e adultos e formação profissional.

As estatísticas de matrícula escolar servem de base para o repasse de recursos do governo federal, bem como para o planejamento e distribuição das avaliações realizadas pelo Inep. A matrícula escolar também é uma ferramenta fundamental que permite aos atores educacionais compreender a situação educacional no Brasil, nas unidades federais e nos municípios, bem como nas escolas, permitindo monitorar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por uma ampla gama de indicadores que nos permitem acompanhar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles estão o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (LDEB), o desempenho escolar e as taxas de evasão, além da distorção etária, todos calculados com base na matrícula escolar. Alguns dos indicadores também servem de referência para o monitoramento e alcance dos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte - gov.br/mec/pt-br



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