A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para esquizofrenia. A aprovação do Cobenfy (xanomelina e cloreto de tróspio) foi anunciada pela agência nesta sexta-feira (27/09).
O medicamento representa uma nova abordagem no tratamento da doença. Isso ocorre porque os antipsicóticos são usados ??para tratar a esquizofrenia que têm como alvo os receptores de dopamina, um neurotransmissor conhecido como “substância química do prazer”. Cobenfy atinge outros receptores do sistema nervoso, chamados receptores colinérgicos.
“Este medicamento representa a primeira nova abordagem para o tratamento da esquizofrenia em décadas”, disse Tiffany Farchione, diretora da Divisão de Psiquiatria do Escritório de Neurociências do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA. “Esta aprovação fornece uma nova alternativa aos medicamentos antipsicóticos que as pessoas com esquizofrenia já tomaram”.
O Cobenfy foi desenvolvido pela empresa farmacêutica Bristol Myers Squibb. “A aprovação histórica de hoje do nosso primeiro tratamento para a esquizofrenia representa um marco importante para a empresa. Chris Boerner, presidente e CEO, diz que o medicamento tem o potencial de “mudar o paradigma do tratamento onde está, depois de mais de 30 anos”. é agora uma abordagem farmacológica completamente nova para a esquizofrenia", enfatizou.
Segundo o FDA, a eficácia do medicamento foi avaliada em dois estudos separados em participantes com diagnóstico de esquizofrenia. Em ambos os testes, os voluntários que receberam o medicamento apresentaram redução significativa dos sintomas na Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS), sistema que mede os sintomas da esquizofrenia, em comparação com aqueles que receberam placebo.
As orientações do regulador são que o medicamento não pode ser prescrito a pacientes com retenção urinária, doença renal ou hepática moderada ou grave, retenção gástrica, glaucoma de ângulo fechado não tratado ou histórico de hipersensibilidade aos componentes do medicamento.