07/10/2024 21:39:49

Acidente
30/09/2024 18:00:00

Economia de horário de verão pode chegar a 400 milhões de reais em 5 meses

A redução da demanda máxima de energia elétrica pode chegar até 2,9%.


Economia de horário de verão pode chegar a 400 milhões de reais em 5 meses

A adoção do horário de verão poderá representar uma redução de 2,9% na demanda de energia elétrica nos horários de pico e uma economia de quase 400 milhões de reais para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) entre outubro e fevereiro. A avaliação consta de nota técnica publicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Segundo o estudo, a mudança para o horário brasileiro durante o verão resultará em uma “redução no custo do combustível termelétrico, para o período de outubro/2024 a fevereiro/2025, de R$ 356 milhões no pior cenário hidrológico e R. R$ 244 milhões no melhor cenário hidrológico”, detalha o documento.


“Em termos de redução das reservas de capacidade, com base nos resultados do leilão de reserva de capacidade de 2021, a economia anual, em termos de pagamento de uma renda fixa às empresas vencedoras do leilão, foi de cerca de 1,8 bilhão de reais por ano”, disse ele. 


Horário de pico
]
Além disso, isso resulta em maior eficiência do SIN para responder aos horários de pico de consumo, principalmente entre 18h e 20h. “É neste período que o sistema deve enfrentar os desafios da saída da geração solar centralizada e da micro e mini geração distribuída e da crescente demanda por energia”, diz a nota técnica, explicando que os dados históricos mostram que o impacto positivo é majoritariamente. observada nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, exceto SIN.


“Esta prática é eficaz para mitigar o aumento da carga entre as 18h00 e as 19h00, horário crítico para o sistema. Porém, a partir das 20h00, o crescimento é retomado, prolongando assim o processo de crescimento”, acrescentou.


O ONS considera que, durante a avaliação do impacto da prática no consumo de energia, constatou-se que o impacto em determinados períodos do dia é ineficaz na redução da carga média diária. No entanto, registaram-se também “reduções significativas nos dias de semana, sábados e domingos, em condições variáveis ??de temperatura” nos horários de pico de procura noturno.

Agência Brasil



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 43
Google News