05/10/2024 02:29:09

Acidente
30/09/2024 12:00:00

BNDES oferece 100 bilhões de reais em crédito para MIE e MPME

A medida, que não inclui nenhum desembolso da União, deverá gerar mais de 200 mil operações nos próximos 18 meses


BNDES oferece 100 bilhões de reais em crédito para MIE e MPME

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa de Acesso ao Crédito Emergencial (FGI PEAC), disponibilizará, na próxima terça-feira (1/10), mais de 100 bilhões de reais em empréstimos para investimentos em desenvolvimento e criação . empregos e renda para microempreendedores individuais (MEIs) e micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).


A medida, que não inclui desembolsos da União, deverá gerar mais de 200 mil operações nos próximos 18 meses. A meta é injetar 30 bilhões de reais em crédito no setor durante o último trimestre de 2024.


Os recursos decorrem de baixas taxas pré-determinadas (5,7% a partir de setembro de 2024), abaixo do limite projetado para operações contratadas em 2020. Naquele ano, quando o programa teve início, o teto de cobertura pré-determinado era de 20% para as médias e grandes empresas e de 30% para pequenas empresas. empresas Graças ao bom desempenho do FGI PEAC, quase metade dos 40 agentes financeiros que contrataram as garantias do programa em 2020 optaram por abrir mão de cerca de 9 bilhões de reais no limite de cobertura de garantias, o que permitiu mobilizar 100 bilhões de reais.


O BNDES, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério dos Empreendedores, Micro e Pequenas Empresas (MEMP), em cooperação com o Conselho de Participação do Fundo Garantidor das MPME, fizeram alteração na regulamentação que permitia a reciclagem . . de recursos não utilizados.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, explicou que a boa gestão financeira e de crédito dos ativos do FGI PEAC pelo BNDES garantiu, sem novos aportes do Tesouro Nacional, um volume de 42 bilhões em empréstimos alavancados em 2023 e 21 bilhões de R$ até Agosto de 2024. Cerca de 70% das operações realizadas pelo programa de garantias estão relacionadas às micro e pequenas empresas, principal segmento de geração de emprego e renda do país e prioridade do Governo do Presidente Lula”, explicou o presidente do BNDES , Aloizio Mercadante.


O principal objetivo do FGI PEAC é permitir a expansão do acesso ao crédito para MIE e MPME. O programa reduz o risco de inadimplência das instituições financeiras de crédito, que têm mais segurança para emprestar. Só para o segmento de MPMEs, entre 2020 e 2024, por meio do FGI PEAC, foram aprovadas 335 mil operações no valor total de 160 bilhões de reais.


Para ter acesso ao empréstimo, o empresário deve se inscrever em uma das mais de 40 instituições financeiras autorizadas a operar o programa.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 39
Google News