O Dia Mundial do Coração, um dos mais importantes órgãos responsáveis ??pelo bombeamento do sangue por todo o corpo humano, é comemorado neste domingo (29). O seu mau funcionamento tem graves consequências para a saúde. As doenças cardiovasculares causam a morte de 400 mil brasileiros todos os anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
A cada 90 segundos, uma pessoa morre de doença cardiovascular no país, num total de 46 mortes por hora. No entanto, 80% destes casos são evitáveis. O chefe da área de saúde e cardiologista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, ressalta que é importante uma avaliação rotineira e sistemática de pessoas assintomáticas para identificar os fatores de risco com base na avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem.
“O controle permite implementar medidas preventivas antes. Também é importante educar os indivíduos sobre sua saúde e seu importante papel no autocuidado. a avaliação é recomendada para pacientes saudáveis ??e assintomáticos”, disse ele.
O cardiologista Fernando de Martino, do HC-UFTM, indica que o número de novos pacientes com doenças cardiovasculares aumentou nos últimos anos. Segundo ele, esse crescimento está ligado a um estilo de vida caracterizado por uma rotina repleta de tensão e estresse.
“Os indivíduos estão expostos a muitos fatores de risco precoces, como estilo de vida sedentário, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e consumo excessivo de álcool”, disse ele.
A orientação é que as pessoas façam avaliação médica todos os anos ou sempre que apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço, tontura, palpitações ou desmaios. A informação é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vinculada ao Ministério da Educação.