12/01/2025 17:29:44

Acidente
29/09/2024 02:00:00

Israel diz que o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, foi morto no ataque em Beirute

O grupo libanês confirma a morte; As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que Nasrallah operou a partir do quartel-general e “encorajou atividades terroristas”


Israel diz que o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, foi morto no ataque em Beirute

Os militares israelenses disseram na madrugada de sábado (28) que Hassan Nasrallah, chefe do grupo armado libanês Hezbollah, foi morto em um ataque aéreo na sexta-feira (27) em Beirute, no Líbano.


O Hezbollah confirmou a morte de Nasrallah horas depois.


Aviões de guerra israelenses atacaram o quartel-general do grupo, localizado em uma área na periferia sul da capital conhecida como Dahiyeh, disseram os militares israelenses em comunicado.


As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que Nasrallah estava operando a partir de seu quartel-general e “encorajando atividades terroristas contra os cidadãos do Estado de Israel”.


Nasrallah fez do Hezbollah o grupo não estatal mais armado da região, comandando seguidores devotados no Líbano, Iraque, Síria e Iémen. É a força política mais dominante no Líbano em crise. Grande parte do mundo ocidental rotulou o Hezbollah de organização terrorista.
As forças israelitas renovaram os seus ataques ao bairro densamente povoado de Dahiyeh durante a noite, segundo a agência oficial de notícias libanesa. Segundo o ministério da saúde do país, os ataques israelenses destruíram edifícios e mataram pelo menos seis pessoas.


Uma equipe da CNN no local relata que flashes e ruídos do impacto dos foguetes israelenses ecoam por toda a capital. Os militares israelenses disseram ter como alvo o que disseram ser edifícios usados ??pelo Hezbollah como centros de comando, produção de armas e locais de armazenamento. O Hezbollah negou que as suas armas estejam armazenadas em edifícios civis alvo de ataques israelitas.
Compreendendo o conflito entre Israel e o Hezbollah


Israel lançou uma série de ataques aéreos em partes do Líbano nos últimos dias. Segunda-feira (23), o país viveu o dia mais mortal desde a guerra de 2006, com mais de 500 mortes. Segundo o exército israelita, os alvos são membros e infra-estruturas militares do Hezbollah, uma das forças paramilitares mais poderosas do Médio Oriente e apoiada pelo Irão. A ofensiva atingiu vários pontos do Líbano, incluindo a capital do país, Beirute. Milhares de pessoas procuraram refúgio em abrigos e fugiram das cidades do sul do país.
Além disso, um ataque terrestre não está excluído.


O Hezbollah e Israel começaram a trocar ataques após o início da guerra na Faixa de Gaza. O grupo libanês é aliado do Hamas, que invadiu o território israelita em 7 de outubro de 2023, matando centenas de pessoas e fazendo reféns. Por causa do bombardeio, milhares de moradores do norte de Israel, onde fica a fronteira com o Líbano, foram forçados a se mudar. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu repetidamente devolver estes cidadãos às suas casas.
Em 17 de setembro, Israel acrescentou o regresso destes residentes como objetivo oficial da guerra.



Enquete
De 0 a 05 opine sobre a famosa 'Faixa Verde' que proibe o estacionamento na Avenida Silvio Viana em Maceió
Total de votos: 5
Google News