28/09/2024 18:32:31

Economia
28/09/2024 12:00:00

Outubro terá bandeira mais cara do sistema para contas de luz

Baixa previsão de precipitação motiva ativação do indicador de maior custo


Outubro terá bandeira mais cara do sistema para contas de luz

A bandeira tarifária do mês de outubro será nível 2 vermelha, com acréscimo de R$ 7.877 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumida. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.


Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha nível 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a previsão de baixas precipitações para os reservatórios das hidrelétricas. O aumento dos preços no mercado da electricidade em Outubro também teve impacto.


Uma sequência de bandeiras verdes teve início em abril de 2022 e só foi interrompida em julho de 2024 por uma bandeira amarela, seguida de uma bandeira verde em agosto e de uma bandeira vermelha, nível 1, em setembro. No mês passado, a Aneel anunciou a bandeira vermelha nível 2 para setembro, mas corrigiu a informação alguns dias depois.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis ??de geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras mostram quanto custa à Rede Nacional gerar energia utilizada nas residências, estruturas comerciais e indústria, tendo em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o desenvolvimento renovável e a ativação. sistemas de geração de recursos, como usinas de energia.


As cores verde, amarela ou vermelha (nos níveis 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos dependendo das condições de produção, sendo a bandeira vermelha o custo mais elevado e a bandeira verde o sem custo adicional.


Segundo a Aneel, as bandeiras permitem que o consumidor tenha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Sabendo, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode ajustar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, estima o órgão



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 27
Google News