28/09/2024 12:26:43

Educação
28/09/2024 10:00:00

MEC reforça recursos para ensino médio aliado a disciplinas técnicas


MEC reforça recursos para ensino médio aliado a disciplinas técnicas

As redes que concordarem em cursar formação profissional de nível médio aliada ao trabalho em tempo integral receberão recursos adicionais do Pronatec, além dos valores provenientes do programa Escola de Tempo Integral.

O Ministério da Educação Nacional (MNE) complementará os recursos transferidos para os departamentos nacionais de educação, que pactuam as matrículas no ensino profissional e tecnológico (EFP) relacionadas com o ensino secundário a tempo inteiro. Os Estados têm direito a receber, além dos recursos do programa escolar de tempo integral para o ciclo 2024-2025, também os valores adicionais definidos na Lei nº. (Pronatec).

A coordenadora geral da educação integral e de tempo integral da Secretaria de Educação Básica (SEB), Raquel Franzim, explicou que “O estado que estiver comprometido com a expansão desta modalidade vinculada ao calendário completo poderá contar duas promoções, Programa Escolar de Tempo Integral e Pronatec”.

“Uma vez concluído o processo de pactuação no módulo ETI 24/25 do Simec [Sistema Integrado de Acompanhamento, Execução e Controle do Ministério da Educação], o repasse será feito de acordo com o número de vagas que deverão ser ofertadas por cada secretaria da educação., até 50% do valor total acordado em 2024, respeitado o número de vagas. O restante valor será pago após a inscrição e acompanhamento dos alunos, disse o coordenador geral de promoção profissional e tecnológica. sistemas de ensino na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Fábio Ibiapina. O valor destinado para esse aumento é de 148 milhões de reais. Serão repassados ??R$ 2.400 por aluno matriculado no ensino médio de período integral vinculado à EPT, conforme regulamentação do Pronatec e disponibilidade orçamentária. A esperança do MEC é criar 62 mil novas matrículas em cursos técnicos integrados ou associados ao ensino médio em tempo integral.


“A importância do ensino técnico nesta fase é destacada no trabalho como princípio educativo, onde a preparação do aluno é feita de forma integrada com o ensino básico geral. eficaz, trazendo mais maturidade aos alunos, que saem do ensino médio prontos para desenvolver atividades formais remuneradas, tanto profissionais quanto empreendedoras", enfatizou Ibiapina. Tempo Integral - O programa escolar em tempo integral é uma estratégia que visa promover a matrícula em tempo integral em todas as fases e modalidades da educação básica. É coordenado pela SEBe com o objetivo de viabilizar o alcance do objetivo 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), uma política de estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

O prazo para aceitar matrícula em tempo integral é 31 de outubro. As redes estaduais poderão homologar matrículas de ensino médio vinculadas ao EFP no módulo ETI 24/25 do Simec. A adesão é voluntária e o novo ciclo do programa está aberto a todas as redes, inclusive aquelas que concordaram em se inscrever no ciclo anterior. MEC Consultoria Comunicação Social, com informações da SEB e Setec



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 27
Google News