29/09/2024 01:24:02

Saúde
28/09/2024 08:00:00

Botulismo: duas mortes confirmadas na Bahia após pacientes comerem mortadela

5 casos foram confirmados na Bahia. Segundo investigação epidemiológica, 4 pacientes internados haviam ingerido mortadela de frango na véspera do início dos sintomas.


Botulismo: duas mortes confirmadas na Bahia após pacientes comerem mortadela

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou duas mortes por botulismo no estado. Cinco casos foram confirmados em 2024 e um continua sob investigação. Um dos pacientes já recebeu alta, enquanto três permanecem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador.


Segundo investigação epidemiológica, quatro dos internados haviam ingerido mortadela de frango na véspera do aparecimento dos sintomas. A Sesab investiga se os alimentos estão contaminados.


O botulismo é uma doença grave, rara e não contagiosa, resultante de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), que, se não for tratada adequadamente, pode causar a morte. O contato pode ser através de feridas ou ingestão de alimentos contaminados.


Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção, mas, segundo o Ministério da Saúde, os mais comuns são:



dor de cabeça;
tontura;
tontura;
sonolência;
visão turva;
visão dupla;
diarréia;
náusea;
vômito;
dificuldade em respirar;
paralisia descendente dos músculos respiratórios, braços e pernas;
danos aos nervos cranianos;
constipação;
infecções respiratórias.

Porém, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, os alimentos que apresentam maior risco de contaminação são os vegetais enlatados, os produtos cárneos cozidos – chamados de “carnes enlatadas”, que podem ser embutidos, presunto ou carnes fritas conservadas em gordura – os peixes. - defumados, salgados e fermentados - queijos, cream cheese e menos frequentemente enlatados. Confira as informações no Correio Braziliense.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News