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25/09/2024 20:00:00

Saiba como funciona o MEC para a educação bilíngue para surdos

Entre os pontos fortes estão os programas de formação, a criação de cursos universitários e a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS).


Saiba como funciona o MEC para a educação bilíngue para surdos

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituído em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem à criação da Federação Mundial de Surdos. Esta data é importante para celebrar as conquistas da jornada, mas também para relembrar as batalhas que ainda precisam ser travadas.

 O Ministério da Educação (MEC) está empenhado em garantir que as ações e políticas do Ministério fortaleçam a igualdade linguística e educacional dos surdos no Brasil.

“É uma data em que buscamos aumentar a visibilidade das línguas de sinais tanto no Brasil quanto no mundo”, disse a diretora de políticas de educação bilíngue para surdos, Patrícia Luiza Ferreira. “As línguas de sinais são parte fundamental das nossas identidades linguísticas e culturais, fortalecendo as comunidades Surdas, que são essencialmente comunidades linguísticas.”

Ações – Entre as ações realizadas pelo MEC estão:

Formação docente: por meio da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Profissionais da Educação Básica (Renafor), foram descentralizados R$ 2,5 milhões para 19 instituições federais de ensino superior, para financiar o projeto de formação de professores que atende 5.725 professores e profissionais que trabalham com essa área. assunto. . . Educação pública bilíngue para surdos em diferentes regiões do Brasil. No âmbito do Compromisso Nacional pela Alfabetização Infantil (CNCA), foram destinados R$ 200 mil para a formação específica de professores alfabetizadores em alfabetização bilíngue para surdos.

Graduação: Em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior (Kape), foram aprovados 14 cursos e 590 diplomas de educação bilíngue para surdos nos cinco municípios do país. Através do número de notificação da UAB. 25/2023, referente ao programa da Universidade Aberta do Brasil, foram concedidas 6.440 vagas adicionais em 40 cursos universitários, distribuídos em especialização, bacharelado, bacharelado e tecnologia.

Atividades artísticas e culturais: o MEC firmou parceria com dois projetos para o desenvolvimento dessas ações. O primeiro é o Projeto Pintor Marcos Anthony, que visa estimular a criatividade e a conexão com a arte ao mesmo tempo em que aproxima alunos surdos com um artista também surdo. A segunda é a “Exposição Artística e Literária para Crianças Surdas: #CasaLibras em Ação”, promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem como objetivo criar espaços de convivência, promoção e respeito de diferentes identidades sociais e culturais. .

Recursos: para garantir acesso, sustentabilidade e aprendizagem aos alunos surdos, a Sala de Recursos Multiuso do PDDE (PDDE-SRM) - do Programa de Dinheiro Direto às Escolas (PDDE) - por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinou recursos financeiros. para atender às necessidades educacionais da educação bilíngue direcionada para alunos surdos. Ao todo, serão contempladas 23 escolas bilíngues para surdos.

Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS): instituída pelo decreto n. 993/2023, a Comissão é um órgão consultivo encarregado de assessorar o MEC na formulação de políticas no contexto da educação bilíngue para surdos. O CNEBS também tenta acompanhar a implementação, contribui no processo de avaliação e ajuda a acompanhar a utilização dos recursos financeiros da política de educação bilíngue para surdos. Comunicado do MEC nas redes sociais, com informações do Ministério da Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)



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