27/09/2024 14:16:55

Guerra
24/09/2024 04:00:00

Fornecimento de munição da Índia à Ucrânia irrita Moscou

Segundo fontes e registos aduaneiros, a transferência de armas indianas para Kiev está a demorar mais de um ano.


Fornecimento de munição da Índia à Ucrânia irrita Moscou

Os projéteis de artilharia vendidos por fabricantes de armas indianos foram desviados para a Ucrânia por clientes europeus, e Nova Deli não tomou nenhuma medida para impedir o comércio, apesar dos protestos da Rússia, segundo autoridades norte-americanas. A informação é da Reuters, que analisou dados alfandegários.


Segundo fontes e dados, a transferência de munições para apoiar Kiev na guerra contra Moscou já dura mais de um ano. As regulamentações indianas de exportação de armas restringem o uso de armas ao comprador declarado, com o risco de suspensão de vendas futuras em caso de transferências não autorizadas.

O Kremlin levantou a questão em pelo menos duas ocasiões, incluindo durante uma reunião em Julho entre o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e o seu homólogo indiano, segundo três responsáveis ??indianos. Fontes do governo indiano e da indústria de defesa disseram à Reuters que a Índia produziu uma quantidade relativamente pequena de munição usada pela Ucrânia, estimando que representava menos de 1% do total de armas importadas do país durante a guerra.


Entre os países europeus que enviam munições indianas para a Ucrânia estão a Itália e a República Checa. Praga está liderando uma iniciativa para fornecer a Kiev projéteis de artilharia de países fora da União Europeia (UE), disse um ex-funcionário espanhol e indiano, bem como um ex-executivo de um fornecedor estatal indiano de munições na Ucrânia.


Uma autoridade indiana disse ao repórter que Nova Delhi estava monitorando a situação. No entanto, com a ajuda de um funcionário da indústria de defesa com conhecimento direto dos carregamentos, ele disse que a Índia não tomou quaisquer medidas para impedir os envios de munições para a Europa.

Fonte A Referência



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 25
Google News