26/09/2024 21:12:11

Saúde
23/09/2024 21:00:00

Sesau promove ações educativas sobre doação de órgãos e cuidados cardíacos

Ação em Maceió fez alusão ao Setembro Verde e ao Setembro Vermelho, que incentivam respectivamente a doação de órgãos e cuidados com o coração


Sesau promove ações educativas sobre doação de órgãos e cuidados cardíacos

Fonte Tribuna Hoje

Para conscientizar e incentivar o aumento da doação de órgãos em Alagoas, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), por meio do Hospital do Coração Alagoano e da Central de Transplantes de Alagoas, promoveu, neste domingo (22), o fechamento da estrada para Ponta Praia Verde. , em Maceió, uma ação educativa sobre a importância da doação de órgãos e dos cuidados cardiovasculares. A iniciativa faz parte dos eventos que celebram o Setembro Verde e o Setembro Vermelho, respectivamente dedicados à doação de órgãos e cuidados cardíacos.


Durante a atividade foram distribuídos materiais informativos e disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de medidas de pressão arterial e glicemia capilar. Paralelamente, os técnicos da Central de Transplantes esclareceram dúvidas sobre o processo de declaração de doadores e como declarar morte encefálica. Também foi possível se cadastrar como doador de medula óssea, como parte de uma ação promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). O secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, enfatizou a importância de ações educativas para orientar a população. “Essas iniciativas são essenciais para informar a população e conscientizá-la sobre a necessidade de manter os cuidados preventivos com a saúde do coração, bem como a doação de órgãos. Precisamos que as pessoas tirem suas dúvidas e entendam a importância da doação. hoje para entregar textos rápidos e distribuir materiais informativos sobre esses temas", afirmou.


O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Verissimo, enfatizou a necessidade de cuidar da saúde cardíaca, principalmente para prevenir doenças cardíacas e reduzir fatores de risco. “Temos prestado à população orientações gerais sobre saúde cardíaca. O Hospital do Coração Alagoano é uma rede estadual especializada que sai às ruas, como o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, para prestar informações, conhecimento e prevenção. Essa é a saúde de Alagoas,


Presente na ação, a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a doação de órgãos. Ela ressalta ainda que a doação de órgãos só é feita com autorização da família. “O processo de doação de órgãos envolve conscientização e um profundo esforço de arrecadação de fundos. Por isso, a iniciativa deste domingo foi primeiramente responder às dúvidas da população e conscientizá-la. vida e esperança, na verdade, isso acabará com o sofrimento e a dor das pessoas e famílias que estão na lista de espera por um órgão”, enfatizou o coordenador.


Consciência


Já cadastrada como doadora de medula óssea, Vanessa Teixeira, de Maceió, aproveitou a campanha para se declarar doadora de órgãos e fazer testes rápidos. “Gostei muito da operação, as pessoas explicaram tudo com clareza, tiraram todas as dúvidas. Já me cadastrei como doador de medula óssea e hoje aproveitei para fazer os testes rápidos”, disse.
O turista da cidade do Recife Antônio Costa parabenizou a iniciativa e destacou a importância das ações educativas. “É uma ação positiva, tanto para os moradores da cidade quanto para turistas como eu. Ter esses testes com uma estrutura qualificada é muito bom”, enfatizou.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 24
Google News