20/09/2024 01:03:32

Saúde
17/09/2024 08:00:00

Sintomas de ansiedade podem ser físicos. Saiba quais

A ansiedade pode impactar o corpo de várias formas, e diferenciar seus efeitos de problemas cardíacos pode não ser uma tarefa fácil


Sintomas de ansiedade podem ser físicos. Saiba quais

Metrópóles

Os sintomas da ansiedade podem se manifestar fisicamente, assim como em muitas outras condições de saúde mental. O que acontece no cérebro reflete no corpo, e o inverso também é verdadeiro. Mas será que você sabe identificar os sinais que a ansiedade provoca?

Medo, insônia, dificuldade de concentração e agitação são sintomas clássicos da ansiedade. Contudo, em alguns casos, ela pode se apresentar de formas menos óbvias.

O cardiologista e especialista em marca-passo, Roberto Yano, destaca os cinco principais sintomas físicos da ansiedade.

Saiba os sintomas de ansiedade que se manifestam no corpo

1 – Coração acelerado

“A sensação de estresse e ansiedade faz com que o organismo libere mais adrenalina, hormônio responsável por aumentar a frequência cardíaca, o que explica a aceleração dos batimentos. No entanto, o oposto também pode ocorrer: pacientes que apresentam alterações no ritmo cardíaco muitas vezes atribuem ao nervosismo e demoram a buscar ajuda médica. Quando os avalio, frequentemente identifico uma arritmia cardíaca”, explica o cardiologista.

2 – Tontura

Tontura é um dos sintomas físicos mais comuns da ansiedade, especialmente durante crises mais intensas ou em ambientes fechados e cheios. “Essa vertigem pode gerar medo de sair de casa, cair ou passar mal em lugares lotados”, alerta Yano.

3 – Formigamento nos braços e língua

O formigamento é uma resposta à liberação de adrenalina. O corpo entende que você está se preparando para uma situação de luta ou fuga, direcionando o fluxo sanguíneo para os músculos, deixando-os mais fortes e rígidos”, explica Yano.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News