18/09/2024 22:07:42

Política
16/09/2024 11:00:00

Deputados bolsonaristas protocolam pedido de impeachment contra ministro do STF Alexandre de Moraes com 152 assinaturas na Câmara.


Deputados bolsonaristas protocolam pedido de impeachment contra ministro do STF Alexandre de Moraes com 152 assinaturas na Câmara.

Repórter Maceió

Na última terça-feira, 10 de maio, um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi protocolado no Senado e assinado por 152 parlamentares da Câmara dos Deputados. Desses, 13 são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, todos filiados ao Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente.

Os deputados que assinaram o pedido e estão sob a mira de Moraes são: Alexandre Ramagem (RJ), André Fernandes (CE), Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Carlos Jordy (RJ), Eduardo Bolsonaro (SP), Eliézer Girão (RN), Filipe Barros (PR), Junio Amaral (MG), Luiz Phillipe de Órleans e Bragança (SP), Marco Feliciano (SP), Silvia Waiãpi (AP) e Zé Trovão (SC). O Estadão tentou entrar em contato com os deputados, mas não obteve retorno.

Entre os motivos que embasam o pedido de impeachment contra o ministro está o uso não regular dos relatórios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar decisões contra alguns dos deputados. Conversas vazadas entre o juiz auxiliar de Moraes no STF e um ex-assessor do TSE revelaram que o ministro solicitou a verificação das redes sociais dos deputados bolsonaristas em busca de ofensas e disseminação de fake news.

Além disso, cinco dos deputados que assinaram o pedido de impeachment são investigados por supostos envolvimentos em atos antidemocráticos. Moraes conduz investigações sobre a conduta de André Fernandes, Carlos Jordy, Eliézer Girão, Silvia Waiãpi e Zé Trovão, após os acontecimentos ocorridos em 8 de janeiro, quando houve atos golpistas.

Além disso, há também denúncias de espionagem ilegal envolvendo o candidato do PL à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, e a deputada Carla Zambelli, que está sendo investigada por uma suposta invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de desestabilizar a Justiça brasileira.

Esses acontecimentos têm gerado grande repercussão no cenário político brasileiro, levantando debates sobre a atuação do Poder Judiciário e colocando em xeque a democracia no país. O pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes promete ser um dos temas mais polêmicos e controversos dos próximos dias.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 10
Google News