18/09/2024 21:19:25

Acidente
16/09/2024 10:00:00

Universidade Federal do Tocantins, discutiu estratégias para o Plano de Desenvolvimento Institucional


Universidade Federal do Tocantins, discutiu estratégias para o Plano de Desenvolvimento Institucional

gov.br/mec/pt-br

O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — participou, nesta quinta-feira, 12 de setembro, de debate sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030 da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição vinculada à Pasta. 

A programação contou com palestras de representantes do MEC e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), destacando a importância do alinhamento com as diretrizes nacionais e o uso de novas tecnologias para o planejamento estratégico. 

Tânia Mara Francisco, diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Sesu, abordou as diretrizes e estratégias do MEC para o próximo Plano Plurianual (PPA). “O financiamento das instituições está atrelado ao planejamento maior do governo federal, e isso exige que as universidades sigam as diretrizes estratégicas estabelecidas no PPA, como sustentabilidade, equidade e diversidade”, afirmou. Segundo a diretora, “as universidades são, na prática, executoras da política de educação superior, então é essencial observar as diretrizes do governo na construção do PDI”. 

Francisco apresentou, ainda, iniciativas do Ministério, como o Vitrine MEC de Tecnologias, portal pioneiro que funciona como elo entre as universidades e o mercado, difundindo ativos intelectuais e tecnológicos do Brasil. A plataforma estimula o desenvolvimento tecnológico e econômico ao oferecer visibilidade às inovações geradas nas universidades. Isso facilita parcerias estratégicas e atrai investimentos, fundamentais para o avanço do país nas esferas globais de tecnologia e inovação. 

Consulta pública – A UFT abriu consulta pública para a construção do PDI, que abrangerá o período de 2026 a 2030. A consulta ficará aberta até 30 de setembro. Para participar, é preciso selecionar até cinco temas apresentados ou sugerir novos. As assembleias presenciais estão previstas para outubro e novembro. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da UFT 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 10
Google News