18/09/2024 21:18:02

Acidente
12/09/2024 11:00:00

HGE atende 1.351 vítimas de acidentes de moto

Detran revela que somente nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados 155 óbitos neste tipo de ocorrência


HGE atende 1.351 vítimas de acidentes de moto

Tribuna Hoje

A violência no trânsito continua fazendo dos motociclistas as vítimas mais frequentes. De janeiro a agosto deste ano, o Hospital Geral do Estado recebeu 1.351 pacientes que sofreram acidentes de moto. Em todo o ano passado, foram 2.015 pessoas, das quais 1.284 atendidas nos oito primeiros meses.

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) registrou um total de 1.605 sinistros de janeiro a maio deste ano. Deste total, em 714 casos a moto era o veículo utilizado. Neste mesmo período foram registrados 155 óbitos de motociclistas. Entre as vítimas fatais, 139 eram condutores e 16 eram passageiros.

Na avaliação do Detran, quase 70% dos casos de sinistros estão concentrados na falta de atenção do condutor e na desobediência às normas de trânsito.

Em todo o ano passado, foram registrados 3.572 sinistros, envolvendo 6.371 veículos. Destes 1.752 eram motocicletas. No total de 7.661 pessoas envolvidas nos acidentes com os mais diversos tipos de veículos, 618 evoluíram a óbito. Do total de mortos, 305 eram motociclistas, dos quais 275 eram condutores e 30 eram passageiros.

Ainda segundo o Departamento, durante a semana, o maior número de sinistros se concentra entre os dias de sexta a terça-feira, sendo a segunda-feira o dia mais crítico. É durante o período diurno que se concentram 70% dos sinistros.

A cada mil automóveis, o índice é de 23 óbitos. A cada mil motos, o número sobe para 190 óbitos. Um percentual de 72% das vítimas tem entre 18 e 44 anos.
Os óbitos no trânsito acontecem mais em Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Coruripe, São Sebastião, Porto Calvo, Marechal Deodoro, Igaci, Pilar e Delmiro Gouveia.

Em meio a essas estatísticas, o Detran/AL reiterou seu compromisso em promover a segurança no trânsito em todo o estado. De acordo com o Departamento, medidas adicionais de fiscalização, conscientização e melhoria da infraestrutura viária devem ser planejadas e implementadas para enfrentar esse desafio contínuo.

Conforme o Anuário Renaest 2023, do Detran, do total de sinistros, os principais tipos de colisões entre veículos motorizados, são a colisão traseira, seguido da colisão transversal e lateral. Destaca-se também um choque com objetos estáticos e atropelamento de pedestres.

O documento é um relatório detalhado sobre os sinistros de trânsito ocorridos no estado ao longo do ano passado. Elaborado pela subchefia de Estudo de Acidentes e Infrações de Trânsito (Subeait), o anuário fornece uma análise abrangente das estatísticas, tendências e padrões de segurança viária em Alagoas.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 10
Google News