gov.br/mec/pt-br
Com objetivo de prestar assistência aos micro e pequenos empreendedores (MPEs), aos empreendedores individuais e aos produtores rurais, o Ministério da Educação (MEC) iniciou nova fase de adesão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao programa IF Mais Empreendedor. A iniciativa visa estimular a aproximação do setor produtivo e apoiar o desenvolvimento de projetos que permitam a remodelagem de negócios frente aos novos desafios de produtividade e aos impactos negativos da pandemia de covid-19. As inscrições das instituições se encerrarão na próxima terça-feira, dia 10 de setembro.
Essa edição do IF Mais Empreendedor teve um investimento de R$ 1,3 milhão. A expectativa é atender a mais de 300 empreendimentos em todo o país. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). As orientações para participação estão disponíveis no Edital nº 71/2024. As atividades serão executadas pelas instituições selecionadas pelo período de cinco meses, por meio de assessorias gratuitas.
Capacitação – Também estão previstas quatro capacitações para os microempreendedores e as equipes. Serão abordados tópicos como ferramentas para elaboração de diagnóstico e plano de ação, gestão financeira e de custos, vendas e atendimento ao cliente, marketing digital, gestão de materiais e gestão de pessoas. O apoio tem foco na proposição de melhorias para o crescimento da competitividade, o que amplia a geração de empregos e de renda da região e do país.
IF Mais Empreendedor – O programa objetiva mobilizar estudantes e servidores das instituições da Rede Federal para a execução de ações de extensão tecnológica destinadas a apoiar os micro e os pequenos empresários da região do entorno dos seus campi na remodelagem de negócios e capacitação técnica especializada.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações?da?Setec?e do?IFSULDEMINAS