16/09/2024 16:14:56

Saúde
26/08/2024 08:00:00

Diagnóstico de demência pode ser influenciado por um fator – saiba qual

Dependendo desse fator, a probabilidade da doença ser diagnosticada pode diminuir ou aumentar, independentemente da condição de saúde


Diagnóstico de demência pode ser influenciado por um fator – saiba qual

olhardigital.com.br

Mesmo que duas pessoas tenham alterações cerebrais semelhantes, uma pode ser diagnosticada com demência enquanto a outra não, dependendo da região onde vivem. É o que diz um novo estudo.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que a chance de uma pessoa ter a doença detectada pode variar bastante dependendo do lugar onde mora. Essa probabilidade chega a ser duas vezes maior em alguns estados americanos.

A investigação usou 4,8 milhões de solicitações do Medicare referentes a 2018 e 2019 para mapear diagnósticos recentes de demência em regiões de referência hospitalar nos Estados Unidos e chegar a essa conclusão. Os resultados foram publicados na revista Alzheimer’s and Dementia.

Algoritmos na saúde
A chance de um diagnóstico de demência pode variar conforme a região em que se vive. – Crédito: Wikimedia Commons

Taxa de diagnósticos de demência varia conforme o lugar de residência

  • Pesquisadores usaram modelos estatísticos para prever quantos casos de demência e doenças relacionadas deveriam ocorrer em diferentes regiões dos EUA.
  • Eles encontraram grandes diferenças no número de pessoas diagnosticadas em todo o país, justificadas por idade, sexo, raça e outros fatores.
  • Entre os mais velhos, a chance de diagnóstico era maior. Para pessoas entre 66 e 74 anos, a taxa é de 2 em cada 100. A partir dos 85 anos, sobe para 23 em cada 100.
  • Populações brancas têm uma taxa de diagnóstico de 6,6%, enquanto populações negras apresentam uma taxa maior, de 9%, nas regiões analisadas.
  • Ao comparar os números esperados com os diagnósticos reais, o estudo revelou um mapa dos Estados Unidos que mostra grandes variações regionais.
  • Em algumas áreas, como Minot North, em Dakota do Norte, o número de casos diagnosticados foi 30% menor do que o esperado. Já em Wichita Falls, no Texas, houve 50% mais diagnósticos do que o previsto.

Distribuição geográfica da intensidade do diagnóstico de demência e condições relacionadas entre adultos com 66 anos ou mais, em 2019. – Imagem: Alzheimer’s and Dementia



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 4
Notícias Agora
Google News