gov.br/mec/pt-br
As inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio (PEC), que visa internacionalizar a educação superior brasileira e facilitar o acesso de alunos estrangeiros à graduação, terminam na sexta-feira, 23 de agosto. Os interessados podem se inscrever nos postos diplomáticos do Brasil nos seus países de origem. As vagas serão ofertadas de maneira gratuita, nas modalidades de graduação (PEC-G) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE), de acordo com o Edital nº 03/2024.
Nessa edição, o PEC-G oferece mais de 8 mil vagas, em cerca de 400 cursos de graduação de 109 instituições de educação superior, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Confira a lista de vagas. O PEC-PLE, por sua vez, oferta 583 vagas, em 30 instituições de educação superior, em todas as regiões do Brasil. Veja as vagas aqui.
A pré-inscrição deve ser feita por formulário disponível na página do Ministério das Relações Exteriores (MRE), parceiro do Ministério da Educação (MEC) nos programas. Na página, estão todas as informações sobre a seleção. O edital também pode ser conferido em inglês ou em espanhol.
A seleção foi aberta no dia 22 de julho. A oferta de vagas pelas instituições de educação superior participantes é gratuita e se destina a estudantes estrangeiros que desejem realizar cursos de graduação completa no Brasil, assim como cursos com foco na obtenção de proficiência em língua portuguesa.
De acordo com o edital, a comissão responsável por selecionar os candidatos se reunirá entre os dias 15 e 18 de outubro. O resultado preliminar será divulgado a partir de 25 de outubro.
PEC – Criado em 1965, o PEC-G completará 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada no último mês, modernizou o Programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do País. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Divisão de Cooperação Educacional do MRE gov.br/mec/pt-br