16/09/2024 16:27:28

Economia
21/08/2024 12:00:00

Com boas notícias dentro e fora do Brasil, Bolsa registra máxima histórica

Antes, o maior patamar, de 134.193 pontos, havia sido atingido em 27 de dezembro do ano passado


Com boas notícias dentro e fora do Brasil, Bolsa registra máxima histórica

Notícias ao Minuto

ABolsa de Valores bateu recorde em negócios com o Índice Ibovespa nesta segunda, 19. O principal índice da B3 alcançou máxima histórica, com 135.778 pontos, alta de 1,36%. Boas notícias no exterior e também domésticas motivaram o bom resultado, disseram analistas. Antes, o maior patamar, de 134.193 pontos, havia sido atingido em 27 de dezembro do ano passado.

Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou o pregão do dia em alta de 0,58%, enquanto o S&P 500 mostrou ganhos de 0,97% e a Bolsa eletrônica Nasdaq fechou em avanço de 1,39%. "Os dados mais recentes sobre a economia americana têm contribuído para afastar os temores quanto a uma possível recessão por lá", disse Marcos Moreira, sócio da WMS Capital.

Há ainda uma expectativa de sucesso nas negociações de um cessar-fogo em Gaza, na Palestina, o que diminuiria as tensões no Oriente Médio, agravada nos últimos dias. Com isso, os contratos futuros do petróleo recuaram mais de 2,5% ontem.

No cenário doméstico, declarações do diretor do Banco Central Gabriel Galípolo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre metas de inflação animaram os investidores. "O aparente alinhamento entre as falas do presidente Lula e do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, parece ser o motivo da alta de hoje (ontem)", diz Inácio Alves, analista da Melver.

Na visão de Takeo, a tendência de alta do índice da Bolsa ontem continuará, a despeito do fechamento em baixa registrado na sexta-feira (-015%), após oito altas seguidas. "O fluxo de estrangeiros está forte, e já soma R$ 4 bilhões em agosto."

Com crescimento das apostas de alta da taxa Selic no mês que vem, o diferencial de juros passa a ficar interessante e tende a atrair investidores ao Brasil.

"Entramos em um cenário que é bom para o Brasil, ainda mais com chance de a Selic ser elevada", avaliou o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus.

Balanço

O Índice Ibovespa acumula ganho de 6,37% neste mês - no ano a alta é de 1,19%. Na sessão de ontem da B3, destaque para o forte desempenho do setor de bancos, com Bradesco (ON +5,62%, PN +4,48%), Vale (ON +1,60%), Usiminas (PNA +6,91%), CSN (ON +6,19%) e Gerdau (PN +2,50%).

Na ponta vencedora do índice de ontem, houve ganhos de dois dígitos para empresas nacionais, como Petz (+23,87%) e Lwsa (+12,74%), além de Marfrig (+13,19%), CVC (+12,04%) e Magazine Luiza (+10,65%). No lado oposto, vieram Weg (-2,74%), Prio (-2,66%), Sabesp (-1,22%) e 3R Petroleum (-1,10%).

Para Marcos Moreira, sócio da WMS Capital, no âmbito doméstico, "a economia brasileira segue aquecida, com expectativa maior para o PIB de 2024, acima do que o mercado projetava há poucos meses, com desemprego ainda bastante contido".

Segundo ele, "o cenário macroeconômico positivo se reflete nas expectativas de lucro das empresas, marginalmente maiores, o que se transmite para os preços de ativos", como ações.

Câmbio

O dólar, por sua vez, recuou 1,02% no pregão, acelerando a queda no final da sessão até encerrar em R$ 5,41. Ontem, o real apresentou o segundo melhor desempenho entre as divisas latino-americanas, atrás apenas do peso chileno, que se recuperou de perdas recentes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 4
Notícias Agora
Google News