16/09/2024 16:16:26

Mundo
20/08/2024 06:00:00

Cidade de Viena submersa pelas maiores chuvas desde que há registos

Chuvas fortes atingiram a Áustria e não pouparam a capital. Lamas e detritos arrastados pela chuva onbrigam a cortar estradas e a perturbar o tráfego em várias zonas do país.


Cidade de Viena submersa pelas maiores chuvas desde que há registos

euro news

Chuvas fortes atingiram as regiões alpinas da Áustria, no fim de semana, e deixaram ainda partes da capital Viena submersas. 

De acordo com os órgãos de comunicação social locais, as chuvas causaram danos graves em vária zonas do país, perturbando o funcionamento dos transportes rodoviários e ferroviários. A emissora nacional ORF informou que uma mulher foi arrastada para debaixo de um autocarro, devido às inundações em Döbling, no norte do país, e que foi levada para o hospital em estado crítico.  

A quantidade de chuva que caiu em Viena, no último fim de semana, é a mais elevada desde que há registos, há mais de 150 anos.  

Em Saint Anton, uma aldeia austríaca situada nos Alpes tiroleses, camiões e escavadoras têm estado a remover a lama e o cascalho da estrada e da aldeia, na sequência das chuvas fortes. A estrada para Arlberg encontra-se encerrada e a decisão sobre a sua reabertura foi tomada esta segunda-feira.  

“Neste momento estamos cheios de máquinas, empacotadoras e camiões em Saint Anton e, quando há trânsito, é claro que é um grande incómodo. Agora temos de ver como podemos resolver a situação aqui a meio caminho, mas a decisão será tomada esta tarde”, disse o presidente da câmara de Saint Anton, Helmut Mall. 

Helmut Mall referiu, ainda, que a operação de limpeza vai levar semanas a ser concluída e que os voluntários estão também a ajudar as autoridades a limpar as casas da aldeia.  

Mau tempo assola vários países da Europa

Apesar da época de verão, o mau tempo tem assolado vários países da Europa nas últimas semanas.

As Ilhas Baleares, em Espanha, foram atingidas pela Depressão Isolada de Altos Níveis (DANA), entre quarta e sexta-feira, o que levou ao cancelamento de quase 400 voos.

Também a Alemanha e a Bélgica foram atingidas por chuvas fortes, após o registo de temperaturas elevadas recorde.

Na Alemanha, as regiões da Renânia do Norte-Vestefália, Baixa Saxónia, Baviera e Baden-Württemberg foram as mais afetadas, tendo, para além de chuva, registado tempestades e granizo.

Já na Bélgica foi emitido um aviso meteorológico laranja para tempestades nas províncias de Limburgo e Liège, enquanto o resto do país continua sob aviso amarelo.

 



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 4
Notícias Agora
Google News