16/09/2024 13:40:50

Educação
08/08/2024 21:00:00

Estudantes da Ufal Vencem Maratona de Inovação com Jogo que Valoriza Cultura Alagoana


Estudantes da Ufal Vencem Maratona de Inovação com Jogo que Valoriza Cultura Alagoana

Repórter Maceió

Na primeira semana de agosto, o Centro de Convenções em Maceió foi palco da sétima edição do Trakto Show, evento que abrigou a ‘Maratona de Inovação: Games’. O destaque ficou por conta dos bolsistas do Centro de Inovação Edge da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Oliver Alves e Dante Azevedo, que sagraram-se campeões com o jogo ‘Kekokada’, uma proposta de entretenimento que une negócios e cultura local.

A Maratona, promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) e apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), desafiou seis equipes a desenvolver jogos digitais inovadores nas áreas de Educação e Entretenimento. Cada equipe, composta por 3 a 5 integrantes, teve 54 horas para a idealização e execução dos projetos, com o suporte de mentores especializados, além de participarem de palestras, brainstorming e avaliações contínuas.

Oliver Alves, estudante do 8º período de Design da Ufal, detalhou o processo de criação do ‘Kekokada’. O jogo, desenvolvido em cerca de 45 horas por uma equipe de cinco pessoas formada por estudantes, designers e desenvolvedores, é um game de gerenciamento de negócios. Segundo Alves, o projeto começou com um "brainstorm" que foi refinado por meio de discussões em grupo. A principal questão que guiou o desenvolvimento foi: "como transmitir a ideia de gerenciamento para jovens?". Utilizando ferramentas de design e focando em elementos regionais alagoanos e pixel art, a equipe moldou o jogo que se traduz em uma experiência de gameplay variada.

O ‘Kekokada’ se destaca também pela representatividade feminina, através da personagem ‘Bruxinha Keko’, que faz cocadas mágicas. No jogo, o jogador gerencia o negócio de produção de cocadas, cuidando de atividades como captação de recursos, aquisição de matéria-prima, preparo do doce e venda em uma feira.

Vencer a Maratona foi um marco para Oliver. “Desenvolver um jogo em tão pouco tempo não foi uma tarefa fácil, mas foi extremamente gratificante. A organização do time, a divisão de tarefas e o uso otimizado de ferramentas de design foram cruciais. Além de ganhar a competição, ampliamos nosso networking e fizemos novas amizades”, refletiu o estudante.

O coordenador geral do Liinc e organizador da Maratona, professor Hérmani Magalhães, destacou a importância do evento para o ecossistema de inovação de Alagoas. "A Maratona é fundamental tanto para o ecossistema de inovação do nosso Estado quanto para a Academia. É um evento gratuito, de alto nível, que possibilita o desenvolvimento de soluções inovadoras em um curto período, com forte engajamento da comunidade", afirmou.

O triunfo de Oliver Alves e Dante Azevedo com ‘Kekokada’ não só colocou a Ufal em destaque, mas também reforçou o potencial criativo e inovador dos estudantes alagoanos, valorizando a cultura local através da tecnologia e do entretenimento.



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 3
Notícias Agora
Google News