Repórter Maceió
Na primeira semana de agosto, o Centro de Convenções em Maceió foi palco da sétima edição do Trakto Show, evento que abrigou a ‘Maratona de Inovação: Games’. O destaque ficou por conta dos bolsistas do Centro de Inovação Edge da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Oliver Alves e Dante Azevedo, que sagraram-se campeões com o jogo ‘Kekokada’, uma proposta de entretenimento que une negócios e cultura local.
A Maratona, promovida pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) e apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), desafiou seis equipes a desenvolver jogos digitais inovadores nas áreas de Educação e Entretenimento. Cada equipe, composta por 3 a 5 integrantes, teve 54 horas para a idealização e execução dos projetos, com o suporte de mentores especializados, além de participarem de palestras, brainstorming e avaliações contínuas.
Oliver Alves, estudante do 8º período de Design da Ufal, detalhou o processo de criação do ‘Kekokada’. O jogo, desenvolvido em cerca de 45 horas por uma equipe de cinco pessoas formada por estudantes, designers e desenvolvedores, é um game de gerenciamento de negócios. Segundo Alves, o projeto começou com um "brainstorm" que foi refinado por meio de discussões em grupo. A principal questão que guiou o desenvolvimento foi: "como transmitir a ideia de gerenciamento para jovens?". Utilizando ferramentas de design e focando em elementos regionais alagoanos e pixel art, a equipe moldou o jogo que se traduz em uma experiência de gameplay variada.
O ‘Kekokada’ se destaca também pela representatividade feminina, através da personagem ‘Bruxinha Keko’, que faz cocadas mágicas. No jogo, o jogador gerencia o negócio de produção de cocadas, cuidando de atividades como captação de recursos, aquisição de matéria-prima, preparo do doce e venda em uma feira.
Vencer a Maratona foi um marco para Oliver. “Desenvolver um jogo em tão pouco tempo não foi uma tarefa fácil, mas foi extremamente gratificante. A organização do time, a divisão de tarefas e o uso otimizado de ferramentas de design foram cruciais. Além de ganhar a competição, ampliamos nosso networking e fizemos novas amizades”, refletiu o estudante.
O coordenador geral do Liinc e organizador da Maratona, professor Hérmani Magalhães, destacou a importância do evento para o ecossistema de inovação de Alagoas. "A Maratona é fundamental tanto para o ecossistema de inovação do nosso Estado quanto para a Academia. É um evento gratuito, de alto nível, que possibilita o desenvolvimento de soluções inovadoras em um curto período, com forte engajamento da comunidade", afirmou.
O triunfo de Oliver Alves e Dante Azevedo com ‘Kekokada’ não só colocou a Ufal em destaque, mas também reforçou o potencial criativo e inovador dos estudantes alagoanos, valorizando a cultura local através da tecnologia e do entretenimento.